Análise de Situações que Abordam Álgebra em Livros Didáticos dos Anos Iniciais
Resumo
Este estudo é uma análise descritivo-analítica de uma coleção de livros didáticos de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a fim de investigar como as atividades para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico são desenvolvidas, a partir do que preconiza a Base Nacional Comum Curricular. À luz da literatura atual sobre a caracterização das situações que envolvem Pensamento Algébrico, as atividades propostas nos livros didáticos foram analisadas com o intuito de verificar a diversidade de situações e o que tem se entendido como recurso didático para desenvolver este campo de conhecimento. Constatou-se que as cinco situações que abrangem o Pensamento Algébrico são contempladas na coleção analisada e estão em consonância com a Base Nacional Comum Curricular. Pôde-se identificar, ainda, que as atividades são variadas e apresentam preeminência do Pensamento Funcional, apontando a relevância de aprofundamento sobre as demais situações que envolvem o Pensamento Algébrico, pouco abordadas nos livros didáticos.
Referências
ALMEIDA, Jadilson Ramos de; SANTOS, Marcelo Câmara dos. Pensamento Algébrico: em busca de uma definição. Revista Paranaense de Educação Matemática – RPEM, Campo Mourão, v. 6, n. 10, p. 34-60, jan./jun. 2017.
BECK, Vinicius Carvalho. Invariantes operatórios do campo conceitual algébrico mobilizados por crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental. 133 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande/RS, 2018.
BECK, Vinicius Carvalho; SILVA, João Alberto da. O estado da arte das pesquisas sobre o Pensamento Algébrico com crianças. REVEMAT, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 197-208, 2015.
BITTENCOURT, Circe. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
BLANTON, Maria; KAPUT, James. Characterizing a classroom practice that promotes algebraic reasoning. Journal for Research in Mathematics Education, [s. l.], v. 36, n. 5, p. 412-446, 2005.
BLANTON, Maria; STEPHENS, Ana; KNUTH, Eric; GARDINER, Angela Murphy; ISLER, Isil; KIM, Jee-Seon. The development of children's algebraic thinking: the impact of a comprehensive early algebra intervention in third grade. Journal for Research in Mathematics Education, [s. l.], v. 46, n. 1, p. 39-87, 2015.
BRASIL. Elementos Conceituais e Metodológicos para os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do Ensino Fundamental. Ministério da Educação. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC/SEB, 2018. 600 p.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 1997. 126 p.
CARPENTER, Thomas. P.; LEVI, Linda; FRANKE, Megan Loef; ZERINGUE, Julie Koehler. Algebra in the elementary school: developing relational thinking. ZDM – The International Journal on Mathematics Education, [s. l.], v. 37, n. 1, p. 53-59, 2005.
CARRAHER, David W.; SCHLIEMANN, Analúcia D.; BRIZUELA, Bárbara M.; EARNEST, Darrell. Arithmetic and algebra in early Mathematics Education. Journal for Research in Mathematics Education, [s. l.], v. 2, n. 37, p. 87-115, mar. 2006.
CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade; OLIVEIRA, Hélia Margarida de. Pensamento Algébrico ao Longo do Ensino Básico em Portugal. Bolema, Rio Claro, v. 24, n. 38, p. 97-126, 2011.
FERREIRA, Miriam Criez Nobrega; RIBEIRO, Alessandro Jacques; RIBEIRO, Carlos Miguel. Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental: primeiras reflexões à luz de uma revisão de literatura. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados, v. 6, n. 17, p. 34-47, maio/ago. 2016.
FERREIRA, Weberson Campos; LEAL, Márcia Rodrigues; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Early Algebra e Base Nacional Comum Curricular: desafios aos professores que ensinam Matemática. Revista Eletrônica de Educação Matemática – REVEMAT, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 01-21, 2020.
LAJOLO, Marisa. Livro Didático: um (quase) manual de usuário. In: Em Aberto, Brasília, ano 16, n. 69, jan./mar. 1996.
NCTM. Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Tradução portuguesa dos Principles and Standards for School Mathematics. 2. ed., Lisboa: APM, 2008.
STACEY, Kaye. Finding and Using Patterns in Linear Generalising Problems. Educational Studies in Mathematics, v. 20, n. 2, p. 147-164, 1989.
TRIVILIN, Linéia Ruiz; RIBEIRO, Alessandro Jacques. Conhecimento matemático para o ensino dos diferentes significados do sinal de igualdade: um estudo desenvolvido com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Bolema, Rio Claro, v. 29, n. 51, p. 38-59, 2015.
VALE, Isabel; PIMENTEL, Teresa. O pensamento algébrico e a descoberta de padrões na formação de professores. Da Investigação às Práticas, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 98-124, 2013.
VALE, Isabel; PIMENTEL, Teresa. Padrões e conexões matemáticas no Ensino Básico. Educação e Matemática, Lisboa, 2011.
VAN DE WALLE, John. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Copyright (c) 2021 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.