Análise de Situações que Abordam Álgebra em Livros Didáticos dos Anos Iniciais

Palavras-chave: Pensamento Algébrico, Anos iniciais, Livros didáticos

Resumo

Este estudo é uma análise descritivo-analítica de uma coleção de livros didáticos de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a fim de investigar como as atividades para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico são desenvolvidas, a partir do que preconiza a Base Nacional Comum Curricular. À luz da literatura atual sobre a caracterização das situações que envolvem Pensamento Algébrico, as atividades propostas nos livros didáticos foram analisadas com o intuito de verificar a diversidade de situações e o que tem se entendido como recurso didático para desenvolver este campo de conhecimento. Constatou-se que as cinco situações que abrangem o Pensamento Algébrico são contempladas na coleção analisada e estão em consonância com a Base Nacional Comum Curricular. Pôde-se identificar, ainda, que as atividades são variadas e apresentam preeminência do Pensamento Funcional, apontando a relevância de aprofundamento sobre as demais situações que envolvem o Pensamento Algébrico, pouco abordadas nos livros didáticos.

Biografia do Autor

João Alberto da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

Pós-doutorado em Educação Matemática (UFPE), Doutor em Educação (UFRGS). Professor associado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). E-mail: joaosilva@furg.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5259-7748.

Luana Leal Alves, Universidade Federal do Rio Grande

Doutoranda em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora de Matemática na Rede Pública Municipal de Pelotas. E-mail: luanalealalves@furg.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9446-1382.

Rafael Penha Andrade, Universidade Federal do Rio Grande

Acadêmico em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). E-mail: rafaelpenhaandrade@furg.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2284-7822.

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Publicado
2021-07-29
Como Citar
SILVA, J. A. DA; ALVES, L. L.; ANDRADE, R. P. Análise de Situações que Abordam Álgebra em Livros Didáticos dos Anos Iniciais. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-20, 29 jul. 2021.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)