Formação de Professores e Modelo dos Campos Semânticos: Experiências e Discussões

Palavras-chave: Educação Matemática, Formação de professores, Conhecimento, Formação Matemática, Modelo dos Campos Semânticos

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de nossa tese doutorado que se dedicou a estudar a produção de um projeto de formação de professores de Matemática coerente com uma perspectiva teórica adotada a partir do Modelo dos Campos Semânticos (MCS). E, também, no processo de análise de alguns trabalhos nos quais o MCS está em ação, evidenciamos a plausibilidade desse projeto. Na realização da pesquisa que subsidia os resultados aqui apresentados adotamos uma postura qualitativa e realizamos uma investigação de cunho bibliográfico das produções de um grupo de pesquisa no período compreendido entre os anos de 1992 e 2012. Esse grupo de pesquisa foi escolhido por se dedicar ao estudo e uso da perspectiva teórica aqui analisada. Nossos resultados apontam para a formação de professores sendo focada a partir de diferentes perspectivas ao longo do período estudado. Evidenciamos, a partir deste movimento, aspectos de um projeto de formação de professores coerente com essa perspectiva e estabelecemos alguns princípios basilares para esse projeto. Neste artigo, trazemos uma síntese do estudo realizado, bem como ampliamos nossas análises para alguns trabalhos não considerados no estudo anterior objetivando evidenciar a plausibilidade dos resultados apresentados.

Biografia do Autor

João Pedro Antunes de Paulo, Instituto Federal Catarinense, câmpus Rio do Sul

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista, câmpus Rio Claro. Tem experiência na educação básica e ensino superior, atuando, atualmente, como professor substituto no IFC, câmpus Rio do Sul. No campo investigativo se concentra nos temas Formação de professores de Matemática e Filosofia da Educação Matemática. E-mail: paulojpa@outlook.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7054-9328

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Publicado
2021-12-17
Como Citar
PAULO, J. P. A. DE. Formação de Professores e Modelo dos Campos Semânticos: Experiências e Discussões. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 36, p. 1-24, 17 dez. 2021.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)