Formação de Professores e Modelo dos Campos Semânticos: Experiências e Discussões
Resumo
Neste artigo apresentamos os resultados de nossa tese doutorado que se dedicou a estudar a produção de um projeto de formação de professores de Matemática coerente com uma perspectiva teórica adotada a partir do Modelo dos Campos Semânticos (MCS). E, também, no processo de análise de alguns trabalhos nos quais o MCS está em ação, evidenciamos a plausibilidade desse projeto. Na realização da pesquisa que subsidia os resultados aqui apresentados adotamos uma postura qualitativa e realizamos uma investigação de cunho bibliográfico das produções de um grupo de pesquisa no período compreendido entre os anos de 1992 e 2012. Esse grupo de pesquisa foi escolhido por se dedicar ao estudo e uso da perspectiva teórica aqui analisada. Nossos resultados apontam para a formação de professores sendo focada a partir de diferentes perspectivas ao longo do período estudado. Evidenciamos, a partir deste movimento, aspectos de um projeto de formação de professores coerente com essa perspectiva e estabelecemos alguns princípios basilares para esse projeto. Neste artigo, trazemos uma síntese do estudo realizado, bem como ampliamos nossas análises para alguns trabalhos não considerados no estudo anterior objetivando evidenciar a plausibilidade dos resultados apresentados.
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