Formação de Professores e Modelo dos Campos Semânticos: Experiências e Discussões

Resumen

Neste artigo apresentamos os resultados de nossa tese doutorado que se dedicou a estudar a produção de um projeto de formação de professores de Matemática coerente com uma perspectiva teórica adotada a partir do Modelo dos Campos Semânticos (MCS). E, também, no processo de análise de alguns trabalhos nos quais o MCS está em ação, evidenciamos a plausibilidade desse projeto. Na realização da pesquisa que subsidia os resultados aqui apresentados adotamos uma postura qualitativa e realizamos uma investigação de cunho bibliográfico das produções de um grupo de pesquisa no período compreendido entre os anos de 1992 e 2012. Esse grupo de pesquisa foi escolhido por se dedicar ao estudo e uso da perspectiva teórica aqui analisada. Nossos resultados apontam para a formação de professores sendo focada a partir de diferentes perspectivas ao longo do período estudado. Evidenciamos, a partir deste movimento, aspectos de um projeto de formação de professores coerente com essa perspectiva e estabelecemos alguns princípios basilares para esse projeto. Neste artigo, trazemos uma síntese do estudo realizado, bem como ampliamos nossas análises para alguns trabalhos não considerados no estudo anterior objetivando evidenciar a plausibilidade dos resultados apresentados.

Biografía del autor/a

João Pedro Antunes de Paulo, Instituto Federal Catarinense, câmpus Rio do Sul

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista, câmpus Rio Claro. Tem experiência na educação básica e ensino superior, atuando, atualmente, como professor substituto no IFC, câmpus Rio do Sul. No campo investigativo se concentra nos temas Formação de professores de Matemática e Filosofia da Educação Matemática. E-mail: paulojpa@outlook.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7054-9328

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Publicado
2021-12-17
Cómo citar
PAULO, J. P. A. DE. Formação de Professores e Modelo dos Campos Semânticos: Experiências e Discussões. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 36, p. 1-24, 17 dic. 2021.