Tecnologias Digitais: Apoio à Teoria dos Registros de Representações Semióticas na Resolução de Equações do 1º Grau
Resumo
Neste artigo, analisamos as contribuições do objeto digital de aprendizagem a “Balança” para minimizar as dificuldades dos alunos do 3º ano do Ensino Médio na resolução de equações do 1º grau. Este texto originou-se das reflexões realizadas durante a pesquisa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, as quais ocorreram ao longo da aplicação da sequência didática proposta para a investigação. Como aportes teóricos, adotamos os estudos de Duval (2006, 2011, 2012, 2013) sobre a Teoria dos Registros de Representações Semióticas, e as concepções de Zabala (1998), acerca da sequência didática como prática educativa. Para interpretação dos dados coletados, consideramos o método qualitativo da Análise de Conteúdo, de Bardin (1977). Os resultados encontrados na análise revelaram que o objeto digital utilizado deu suporte às reflexões sobre o conceito de equação do 1º grau, permitindo aos estudantes conhecerem e averiguarem as potencialidades desse recurso na compreensão e na resolução das referidas equações. Além disso, ficou evidente a importância da intervenção do professor durante a realização das atividades com os alunos.
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