Tecnologias Digitais: Apoio à Teoria dos Registros de Representações Semióticas na Resolução de Equações do 1º Grau

Palavras-chave: Objeto digital de aprendizagem, Equações do 1º grau., Representações Semióticas.

Resumo

Neste artigo, analisamos as contribuições do objeto digital de aprendizagem a “Balança” para minimizar as dificuldades dos alunos do 3º ano do Ensino Médio na resolução de equações do 1º grau. Este texto originou-se das reflexões realizadas durante a pesquisa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, as quais ocorreram ao longo da aplicação da sequência didática proposta para a investigação. Como aportes teóricos, adotamos os estudos de Duval (2006, 2011, 2012, 2013) sobre a Teoria dos Registros de Representações Semióticas, e as concepções de Zabala (1998), acerca da sequência didática como prática educativa. Para interpretação dos dados coletados, consideramos o método qualitativo da Análise de Conteúdo, de Bardin (1977). Os resultados encontrados na análise revelaram que o objeto digital utilizado deu suporte às reflexões sobre o conceito de equação do 1º grau, permitindo aos estudantes conhecerem e averiguarem as potencialidades desse recurso na compreensão e na resolução das referidas equações. Além disso, ficou evidente a importância da intervenção do professor durante a realização das atividades com os alunos.

Biografia do Autor

Rosiméri Corrêa França, Colégio Pedro II

Mestra em Práticas em Educação Básica pelo Colégio Pedro II/CPII-RJ. Professora de Matemática das redes municipal e estadual do Rio de janeiro. E-mail: rosicfranca@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6898-9781.

Edite Resende Vieira, Colégio Pedro II

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Brasil. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II/CPII – RJ. E-mail: edite.resende@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9198-6255.

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Publicado
2022-03-14
Como Citar
FRANÇA, R. C.; VIEIRA, E. R. Tecnologias Digitais: Apoio à Teoria dos Registros de Representações Semióticas na Resolução de Equações do 1º Grau. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 37, p. 1-19, 14 mar. 2022.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)