A organização Local do Objeto Áreas de Figuras Planas no 6º ano do Ensino Fundamental Estabelecida por uma Professora
Resumo
Este artigo, que apresenta parte da nossa pesquisa de mestrado, tem como objetivo modelizar a organização local posta à vida pela professora durante a abordagem do saber áreas de figuras planas no 6º ano do ensino fundamental. Para isso, recorremos às contribuições dos aspectos teórico e metodológico da Teoria Antropológica do Didático desenvolvida por Chevallard (1999) e seus colaboradores, e adotamos a abordagem da área enquanto grandeza em conformidade com o modelo teórico proposto por Douady e Perrin-Glorian (1989). Se tratando de uma pesquisa de abordagem qualitativa, recorremos aos instrumentos: videogravação e transcrição para fazermos os registros das aulas destinadas à abordagem do saber e as devidas análises. Os resultados apontam que a organização local posta à vida pela professora durante o ensino do saber área se concentra em três tecnologias: equivalência de figuras, aditividade de áreas e configuração retangular. Os resultados também revelam que a aditividade de área e a configuração retangular são utilizadas para justificar as técnicas do ladrilhamento e aplicação de fórmulas para o cumprimento das tarefas dos subtipos: determinar a área do retângulo e determinar a área de uma figura que pode ser decomposta em retângulos (quadrados e não quadrados), respectivamente.
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