The local organization of the object areas of plane figure in the 6th year of elementary school established by a teacher

  • Almir Pereira de Moura Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-3987-2346
  • Paula Moreira Baltar Bellemain Universidade Federal de Pernambuco
Keywords: Anthropological Theory of Didactics, Flat figures area, Local praxeology

Abstract

This paper, which presents part of our master's research, aims to model the local organization brought to life by the teacher during the approach of measuring areas of flat figures in the 6th grade of elementary school. For this, we invoke the contributions of the theoretical and methodological aspects of the Anthropological Theory of the Didactics developed by Chevallard (1999) and his collaborators, and we adopted the approach of the area as a measurement in accordance with the theoretical model proposed by Douady and Perrin-Glorian (1989). As a case of a research with a qualitative approach, we used the instruments: video recording and transcription to record the classes dedicated to approach knowledge and due analysis. The results show that the local organization brought to life by the teacher during the teaching of area measurement knowledge focuses on three technologies: figure equivalence, area additivity and rectangular configuration. The results also reveal that the area additivity and the rectangular configuration are used to justify the tiling of plane techniques and the application of formulas to fulfill the tasks of the subtypes: determining the area of the rectangle and determining the area of a figure that can be decomposed into rectangles (square and non-square) respectively.

Author Biographies

Almir Pereira de Moura, Universidade Federal de Pernambuco

Almir Pereira de Moura, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado pela Universidade de Pernambuco (2009), Especialista em Ensino de Matemática pelas Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (2011), Mestre em Educação Matemática e tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (2019). Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco, exerce a função de Professor de Matemática da educação básica na Escola Estadual Cônego Fernando Passos - Passira - PE, desempenha a função de Formador na área de Matemática na Secretaria de Educação e Esportes de Limoeiro- PE, é membro do Grupo de Pesquisa e Estudo em Didática da Matemática liderado pela professora Dra. Marilene Rosa dos Santos e do Grupo de Trabalho (G14) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Desenvolve pesquisas relacionadas às grandezas e medidas no que tange a análise de livros didáticos e o diagnóstico dos conhecimentos mobilizados por estudantes da educação básica sob o aporte teórico da Teoria Antropológica do Didático. E-mail: moura.almir1786@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3987-2346.

Paula Moreira Baltar Bellemain, Universidade Federal de Pernambuco

Paula Moreira Baltar Bellemain, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (1990) e doutora em Didática das Disciplinas Científicas - especialidade Didática da Matemática pela Universidade de Grenoble I - França (1996). Atualmente, é professora associada da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência em Educação Matemática com ênfase no campo teórico da Didática da Matemática e mais especificamente Teoria dos Campos Conceituais, Teoria Antropológica do Didático, Teoria das Situações Didáticas, Engenharia Didática e abordagem documental do didático. Tem dois focos principais de investigação: o primeiro diz respeito às questões de ensino, aprendizagem e formação de professores sobre conteúdos do campo das grandezas e suas medidas (análise de livros didáticos, diagnóstico dos conhecimentos dos alunos, análise de erros, construção e experimentação de sequências de aprendizagem) e o segundo é relativo à integração de tecnologias no ensino, na aprendizagem e na prática docente em matemática.

E-mail: pmbaltar@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2864-8883.

References

ANWANDTER-CUELLAR, Nathalie. Place et rôle des grandeurs dans la construction des domaines mathématiques numérique, fonctionnel et géométrique et de leurs interrelations dans l’enseignement au collège en France. 2012. 512f. Tese (Doutorado em Histoire Philosophie et Didactique des Sciences)- Université Montpellier 2, Montpellier.

BALACHEFF, Nicolas. Processus de preuve chez des élèves de collège. 1988. 608f. Tese (Doutorado em Sciences didactique des Matémathiques. Université Joseph Fourrier. Grenoble.

BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar; BRONNER, Alain.; LARGUIER. Mirène. Análise comparativa da relação institucional à grandeza área no 6º ano no Brasil e na França. In: Rosinalda Aurora de Melo Teles, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro (Org). In: Investigações em didática da matemática [recurso eletrônico]. Recife: Ed.UFPE, 2017.

BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar; LIMA, Paulo Figueredo. Um estudo da noção de grandeza e implicações no ensino fundamental. Natal: SBHMat, 2002.

BOSCH, Mariana.; CHEVALLARD, Yves. La sensibilité de l’activité mathématique aux ostensifs. In: Recherches en didactique des mathématiques. França. vol. 19, no 1, p. 77-124, 1999.

BOSCH, Mariana.; GARCIA, Francisco Javier; GASCÓN, Josep.; RUIZ HIGUERAS, Luisa. La modelización matemática y el problema de la articulación de la matemática escolar: una propuesta desde la teoría antropológica de lo didáctico. Educación Matemática, vol. 18, n. 2,p. 37-74, agosto, 2006.

CHEVALLARD, Yves. El análisis de las prácticas docentes en la teoría antropológica de lo didáctico. Recherches en didatique des mathématiques. França. vol.19, nº 2, 221-226, 1999.

DAINA, Audrey. Utilisation des ressources: de la préparation d’une séquence à sa réalisation dans la classe de mathématiques / cinq études de cas sur la notion d’aire dans l’enseignement primaire genevois. 2013. 302f. Tese (Doutorado em Sciences de l’Education). Universidade de Genève. Genève.

DOUADY, Régine; PERRIN- GLORIAN, Marie-Jane. (1989). Un processus d’ apprentissage du concept d’aire de surface plane. Educational Studies in Mathématics, vol. 20, n.4, p. 387- 424.

LIMA, Fernando Henrique. Um método de transcrições e análise de vídeos: a evolução de uma estratégia. In: VII Encontro Mineiro de Educação Matemática (VII EMEM), 2015, São João Del Rei. Anais... São João Del Rei: Universidade Federal de São João Del Rei, 2015. v. 7. p. 1-11.

SANTOS, Marilene Rosa dos. A Transposição Didática do conceito de área de figuras geométricas planas no 6º ano do ensino fundamental: um olhar sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático. 2015. 281f. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências e Matemática). Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife.

Published
2022-08-31
How to Cite
MOURA, A. P. DE; BELLEMAIN, P. M. B. The local organization of the object areas of plane figure in the 6th year of elementary school established by a teacher. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 38, p. 1-25, 31 Aug. 2022.