A organização Local do Objeto Áreas de Figuras Planas no 6º ano do Ensino Fundamental Estabelecida por uma Professora

  • Almir Pereira de Moura Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-3987-2346
  • Paula Moreira Baltar Bellemain Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Teoria Antropológica do Didático, Área de figuras planas, Praxeologia local

Resumo

Este artigo, que apresenta parte da nossa pesquisa de mestrado, tem como objetivo modelizar a organização local posta à vida pela professora durante a abordagem do saber áreas de figuras planas no 6º ano do ensino fundamental. Para isso, recorremos às contribuições dos aspectos teórico e metodológico da Teoria Antropológica do Didático desenvolvida por Chevallard (1999) e seus colaboradores, e adotamos a abordagem da área enquanto grandeza em conformidade com o modelo teórico proposto por Douady e Perrin-Glorian (1989). Se tratando de uma pesquisa de abordagem qualitativa, recorremos aos instrumentos: videogravação e transcrição para fazermos os registros das aulas destinadas à abordagem do saber e as devidas análises. Os resultados apontam que a organização local posta à vida pela professora durante o ensino do saber área se concentra em três tecnologias: equivalência de figuras, aditividade de áreas e configuração retangular. Os resultados também revelam que a aditividade de área e a configuração retangular são utilizadas para justificar as técnicas do ladrilhamento e aplicação de fórmulas para o cumprimento das tarefas dos subtipos: determinar a área do retângulo e determinar a área de uma figura que pode ser decomposta em retângulos (quadrados e não quadrados), respectivamente.

Biografia do Autor

Almir Pereira de Moura, Universidade Federal de Pernambuco

Almir Pereira de Moura, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado pela Universidade de Pernambuco (2009), Especialista em Ensino de Matemática pelas Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (2011), Mestre em Educação Matemática e tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (2019). Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco, exerce a função de Professor de Matemática da educação básica na Escola Estadual Cônego Fernando Passos - Passira - PE, desempenha a função de Formador na área de Matemática na Secretaria de Educação e Esportes de Limoeiro- PE, é membro do Grupo de Pesquisa e Estudo em Didática da Matemática liderado pela professora Dra. Marilene Rosa dos Santos e do Grupo de Trabalho (G14) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Desenvolve pesquisas relacionadas às grandezas e medidas no que tange a análise de livros didáticos e o diagnóstico dos conhecimentos mobilizados por estudantes da educação básica sob o aporte teórico da Teoria Antropológica do Didático. E-mail: moura.almir1786@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3987-2346.

Paula Moreira Baltar Bellemain, Universidade Federal de Pernambuco

Paula Moreira Baltar Bellemain, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (1990) e doutora em Didática das Disciplinas Científicas - especialidade Didática da Matemática pela Universidade de Grenoble I - França (1996). Atualmente, é professora associada da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência em Educação Matemática com ênfase no campo teórico da Didática da Matemática e mais especificamente Teoria dos Campos Conceituais, Teoria Antropológica do Didático, Teoria das Situações Didáticas, Engenharia Didática e abordagem documental do didático. Tem dois focos principais de investigação: o primeiro diz respeito às questões de ensino, aprendizagem e formação de professores sobre conteúdos do campo das grandezas e suas medidas (análise de livros didáticos, diagnóstico dos conhecimentos dos alunos, análise de erros, construção e experimentação de sequências de aprendizagem) e o segundo é relativo à integração de tecnologias no ensino, na aprendizagem e na prática docente em matemática.

E-mail: pmbaltar@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2864-8883.

Referências

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Publicado
2022-08-31
Como Citar
MOURA, A. P. DE; BELLEMAIN, P. M. B. A organização Local do Objeto Áreas de Figuras Planas no 6º ano do Ensino Fundamental Estabelecida por uma Professora. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 38, p. 1-25, 31 ago. 2022.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)