Metodologias Ativas na Educação Matemática Escolar: uma Discussão a partir da Atividade Pedagógica
Resumo
Este trabalho objetiva desenvolver uma discussão teórica a respeito da utilização do termo “ativas” para qualificar metodologias, no âmbito pedagógico escolar, a partir da explicitação e da análise de relações entre professores e alunos presentes em trabalhos de mestrado e doutorado sobre metodologias ativas, no ensino da matemática, na Educação Básica. São apresentadas uma compreensão da atividade pedagógica, fundamentada na Teoria da Atividade, e duas unidades de análise: a relação entre professor e aluno na atividade escolar e a relação entre os sujeitos e o conhecimento matemático. Procederam-se dois levantamentos de dissertações e teses, cujos trabalhos resultantes forneceram os dados para a discussão proposta, a qual indicou contradições entre a centralidade do aluno, em tais metodologias, e o desenvolvimento das atividades dos sujeitos do ensino e da aprendizagem da matemática, além da necessidade de aprofundamento da discussão sobre as metodologias ativas no campo escolar e na pesquisa em Educação Matemática.
Referências
ANJOS, Cristine Moraes dos. Didática ativa e as sequências didáticas em dissertações de um programa de mestrado profissional em ensino de matemática. 2019. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3zjJvEt. Acesso em: 13 jul. 2020.
ARAÚJO, José Carlos Souza. Fundamentos da metodologia de ensino ativa (1890-1930). In: Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 37. 2015, Florianópolis. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPEd, 2015. p. 1-18. Disponível em: https://bit.ly/3mEezLy. Acesso em: 17 fev. 2020.
ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira. A pesquisa sobre a atividade pedagógica: contribuições da teoria da atividade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 29, p. 108-118, mai./ago. 2005. Disponível em: https://bit.ly/3kwqvfS. Acesso em: 10 jul. 2020.
BACICH, Lilian; MORÁN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. E-book. Disponível em: https://bit.ly/3gE1gXQ. Acesso em: 20 mar. 2020.
BERNARDES, Maria Eliza Mattosinho. Ensino e aprendizagem como unidade dialética na atividade pedagógica. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 235-242, jul./dez. 2009. Disponível em: https://bit.ly/3jnNxGw. Acesso em: 13 jul. 2020.
CARVALHO, Waldemar José Baptista de. Metodologias ativas no Ensino Médio concomitante com o Ensino Profissional e utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação. 2018. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3mEtsOe. Acesso em: 13 jul. 2020.
DUARTE, Newton. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de A. N. Leontiev. Caderno CEDES, Campinas, v. 24, n. 62, p. 44-63, abr. 2004. Disponível em: https://bit.ly/2WnzVlV. Acesso em: 20 maio 2020.
EIDT, Nadia Mara; DUARTE, Newton. Contribuições da teoria da atividade para o debate sobre a natureza da atividade de ensino escolar. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 24, p. 51-72, 1º sem. 2007. Disponível em: https://bit.ly/3jmxaKg. Acesso em: 13 jul. 2020.
FREIRE, Hélio Valdemar Damião. Métodos combinados: sala de aula invertida e Peer Instruction como facilitadores do ensino da matemática. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, Lorena, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3ymdwlP. Acesso em: 13 jul. 2020.
LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Márcia. A dialética do ensino e da aprendizagem na atividade pedagógica histórico-crítica. Revista Interface, Botucatu, v. 21, n. 62, p. 531-541, jul./set. 2017. DOI: 10.1590/1807-57622016.0917. Disponível em: https://bit.ly/3DnIXQw. Acesso em: 2 ago. 2020.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKI, Lev Semionovitch; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988. p. 59-83.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2014.
LUBACHEWSKI, Gesseca Camara. Metodologias ativas na Educação Básica: desafios e possibilidades no ensino da matemática. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Ciências Humanas, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões, Frederico Westphalen, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3zBrAcJ. Acesso em: 20 mar. 2020.
MELO, Marcela Camila Picin de. A Resolução de Problemas: uma metodologia ativa no ensino da Matemática para a construção dos conteúdos de “Potenciação e Radiciação” com alunos do Ensino Fundamental. 2020. 194 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3jinAbc. Acesso em: 20 mar. 2020.
MENDONÇA, Maria do Carmo Domite. Problematização: um caminho a ser percorrido em Educação Matemática. 1993. 308 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993. Disponível em: https://bit.ly/2Wt13Qc. Acesso em: 20 mar. 2020.
MOREIRA, Rosilei Cardozo. Ensino da matemática na perspectiva das metodologias ativas: um estudo sobre a “sala de aula invertida”. 2018. 60 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3jhRpsl. Acesso em: 20 mar. 2020.
MOURA, Bruna Ligabo de. Aplicação do Peer Instruction no ensino de matemática para alunos de quinto ano do Ensino Fundamental. 2017. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, Lorena, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2WvFAGr. Acesso em: 20 mar. 2020.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A atividade de ensino como ação formadora. In: CASTRO, Amelia Domingues de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. 1. ed. 1. reimpr. São Paulo: Cengage Learning, 2017. p. 143-161.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de et al. A atividade orientadora de ensino como unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2016. p. 93-125.
NUNES, Marisa Fernandes. As metodologias de ensino e o processo de conhecimento científico. Revista Educar, Curitiba, v. 9, n. 9, p. 49-58, 1993. Disponível em: https://bit.ly/3B9k5tM. Acesso em: 20 mar. 2020.
OLIVEIRA, Sebastião Luís de. Uso de um método ativo no ensino de matemática: efeitos motivacionais em alunos do Ensino Médio. 2017. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, Lorena, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3ku0wFK. Acesso em: 20 mar. 2020.
PAIVA, Thiago Yamashita. Aprendizagem ativa e colaborativa: uma proposta de uso de metodologias ativas no ensino da matemática. 2016. 67 f. Dissertação (Mestrado em Profissional em Matemática) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3sRtOSs. Acesso em: 20 mar. 2020.
RIBEIRO, Geovani Henrique. Matemática, aprendizagem baseada em problemas: metodologia inovadora no 9º do Ensino Fundamental de uma escola pública. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Unidade Acadêmica Especial de Matemática e Tecnologia, Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3yn7bq4. Acesso em: 20 mar. 2020.
RIGON, Algacir José et al. O desenvolvimento psíquico e o processo educativo. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo de (org.). A atividade pedagógica na teoria histórico cultural. Brasília: Liber Livro, 2010, p. 45-66.
SANTOS JUNIOR, Helio Jose dos. Análise do aprendizado das habilidades e competências do Enem no uso da aula invertida na Educação Básica. 2019. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3krTIZq. Acesso em: 20 mar. 2020.
SANTOS, Mara Lucia da Silva Farias de Souza. Aprendizagem baseada em projetos aplicada no ensino de matemática do ensino médio. 2018. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, Lorena, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3DnKAO1. Acesso em: 20 mar. 2020.
SILVA, Daniel Fernandes da. O jogo como recurso pedagógico de ensino: uma proposta para os números relativos. 2017. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://bit.ly/38giyWb. Acesso em: 20 mar. 2020.
SILVA, Neimar Juliano Albano da. Laboratório de Matemática: jogos matemáticos no ensino de funções com a utilização da metodologia ABP. 2019. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, Lorena, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3ymHfem. Acesso em: 20 mar. 2020.
VIGANÓ, Vanessa Cristina Rech. Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometria. 2015. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2015. Disponível em: https://bit.ly/3sUhelj. Acesso em: 20 mar. 2020.
ZAMBONI, Talita Mireli. Metodologias ativas no ensino da matemática escolar: o que as pesquisas acadêmicas revelam? 2019. 162 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3mCHm3b. Acesso em: 20 mar. 2020.
Copyright (c) 2021 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.