Metodologias Ativas na Educação Matemática Escolar: uma Discussão a partir da Atividade Pedagógica

Palavras-chave: Metodologias Ativas., Educação Matemática., Atividade Pedagógica., Teoria da Atividade

Resumo

Este trabalho objetiva desenvolver uma discussão teórica a respeito da utilização do termo “ativas” para qualificar metodologias, no âmbito pedagógico escolar, a partir da explicitação e da análise de relações entre professores e alunos presentes em trabalhos de mestrado e doutorado sobre metodologias ativas, no ensino da matemática, na Educação Básica. São apresentadas uma compreensão da atividade pedagógica, fundamentada na Teoria da Atividade, e duas unidades de análise: a relação entre professor e aluno na atividade escolar e a relação entre os sujeitos e o conhecimento matemático. Procederam-se dois levantamentos de dissertações e teses, cujos trabalhos resultantes forneceram os dados para a discussão proposta, a qual indicou contradições entre a centralidade do aluno, em tais metodologias, e o desenvolvimento das atividades dos sujeitos do ensino e da aprendizagem da matemática, além da necessidade de aprofundamento da discussão sobre as metodologias ativas no campo escolar e na pesquisa em Educação Matemática.

Biografia do Autor

Anderson Gosmatti, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (PPGECM/UFPR). É professor de Matemática no Ensino Fundamental, na rede privada, e analista educacional. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores (GEForProf/UTFPR). E-mail: andermatematica@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4081-7907.

Maria Lucia Panossian, Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Professora do Magistério Superior (Departamento Acadêmico de Matemática)

Professora do Departamento Acadêmico de Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Matemática. Integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET-UTFPR). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica – GEPAPe/USP e vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores (GEForProf/UTFPR). E-mail: mlpanossian@utfpr.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5847-4485.

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Publicado
2021-12-07
Como Citar
GOSMATTI, A.; PANOSSIAN, M. L. Metodologias Ativas na Educação Matemática Escolar: uma Discussão a partir da Atividade Pedagógica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 36, p. 1-22, 7 dez. 2021.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)