Lesson Study: Contribuições para Formação de Professores que Ensinam Matemática

Palavras-chave: Metodologia de Formação de Professores, Estudos de Aula, Ensino de Matemática

Resumo

A finalidade deste artigo é apresentar contribuições para a formação de professores que ensinam Matemática a partir do uso da metodologia Lesson Study. Baseia-se em ações de formação continuada de professores que atuam na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, no contexto de um projeto de pesquisa com apoio Unesco. Entre os resultados, destacam-se que a referida metodologia potencializa é potencializada por elementos essenciais na formação de professores, como a constituição de grupos colaborativos, a investigação sobre a própria prática, a reflexão individual e coletiva “na e sobre” as ações educativas e o uso de materiais curriculares. Os resultados mostram, ainda, que a inclusão da etapa de formação de formadores permite ampliar o uso da Lesson Study para conjuntos de escolas de uma mesma rede de ensino, o que faz com que essa metodologia extrapole seu uso em pesquisas e possa ser utilizada como política pública para a formação de professores.

Biografia do Autor

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Licenciatura pela Pontificia Universidade Catolica de São Paulo (1968), graduação em Bacharelado pela Pontificia Universidade Catolica de São Paulo (1967), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Educação Matemática pela Pontificia Universidade Catolica de São Paulo (2004). Atualmente é docente pós-graduação da Universidade Cidade de São Paulo e professor titular da Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, curriculo de matemática, ensino de matemática e anos iniciais do ensino fundamental. E-mail: edda.curi@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6347-0251

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Publicado
2021-04-05
Como Citar
CURI, E. Lesson Study: Contribuições para Formação de Professores que Ensinam Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-19, 5 abr. 2021.
Seção
Estudos na Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática