Pensamento Crítico e Criativo em Matemática: uma Abordagem a partir de Problemas Fechados e Problemas Abertos

Palavras-chave: Educação Matemática. Criatividade em Matemática. Pensamento Crítico e Criativo em Matemática. Tipos de Problemas. Resolução de Problemas.

Resumo

O desenvolvimento do pensamento crítico e criativo é, cada vez mais, enfatizado no cenário internacional como algo necessário para o século XXI, o que tem induzido a inserção dos termos criatividade, pensamento criativo e pensamento crítico, entre outras variações, em diversos documentos educacionais. A Base Nacional Comum Curricular é um exemplo de documento que apresenta esses termos entre as competências gerais que os estudantes devem desenvolver ao longo da educação básica. Todavia, faz-se necessária a consolidação de um arcabouço teórico e metodológico que possa dar suporte para propostas pedagógicas que viabilizem o desenvolvimento desse tipo de pensamento nas mais variadas áreas do conhecimento e, em particular, no campo da matemática. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar um referencial teórico-prático relacionado ao pensamento crítico e criativo em matemática, com vistas a subsidiar o trabalho dos professores em sala de aula.

Biografia do Autor

Mateus Gianni Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)

Doutor e Mestre em Educação. Graduado em Matemática. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). E-mail: mateus.fonseca@ifb.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3373-2721.

Cleyton Hércules Gontijo, Universidade de Brasília

Doutor em Psicologia. Mestre em Educação. Graduado em Ciências e Matemática. Professor do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB). E-mail: cleyton@mat.unb.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6730-8243.

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Publicado
2021-03-30
Como Citar
FONSECA, M. G.; GONTIJO, C. H. Pensamento Crítico e Criativo em Matemática: uma Abordagem a partir de Problemas Fechados e Problemas Abertos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-18, 30 mar. 2021.
Seção
Estudos na Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática