Lesson Study e Engenharia Didática na Formação e Desenvolvimento Profissional de (futuros) Professores de Matemática

  • Aluska Dias Ramos de Macedo Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0000-0003-0398-1097
  • Paula Moreira Baltar Bellemain Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado. Lesson Study. Engenharia Didática. Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática.

Resumo

Este artigo aborda um recorte de uma pesquisa de doutorado tendo como objetivo analisar contribuições da Lesson Study e da Engenharia Didática para a formação e o desenvolvimento profissional dos estagiários pertencentes ao Estágio Curricular Supervisionado. A estrutura do processo valorizou as limitações e as proximidades de cada metodologia para conduzir a construção de conhecimentos sobre o ensino e a aprendizagem de duas grandezas geométricas Comprimento e Área. Houve a participação do formador do Estágio, supervisor – professor que recebe os futuros professores na escola, quatro estagiários e uma turma de 7º ano com 30 alunos. Com a interação, discussão, estudo, planejamento de aulas e reflexão destas, pode-se perceber contribuições do processo envolvendo LS e ED para a profissionalização dos estagiários.

Biografia do Autor

Aluska Dias Ramos de Macedo, Universidade Federal de Campina Grande

Professora da Universidade Federal de Campina Grande. Doutora em Educação Matemática e Tecnológica - especialidade Didática da Matemática. E-mail: aluskadrmacedo@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0398-1097.

Paula Moreira Baltar Bellemain, Universidade Federal de Pernambuco

Professora da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Didática das Disciplina Científicas - especialidade Didática da Matemática. E-mail: pmbaltar@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2864-8883.

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Publicado
2021-03-30
Como Citar
DIAS RAMOS DE MACEDO, A.; BELLEMAIN, P. M. B. Lesson Study e Engenharia Didática na Formação e Desenvolvimento Profissional de (futuros) Professores de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-18, 30 mar. 2021.
Seção
Estudos na Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática