A Constituição Docente e os Saberes (Re)construídos a partir de Narrativas de Professores de Ciências e Matemática em Formação Continuada

Palavras-chave: Formação docente. Memoriais e entrevistas. Escrita reflexiva.

Resumo

Neste artigo defendemos a produção de narrativas no âmbito da formação continuada como instrumento formativo que possibilita a reflexão sobre a/para a/na prática pedagógica. Objetivamos identificar os saberes docentes expressos nas narrativas na forma de memoriais descritivos e entrevistas de professores de Ciências e Matemática em formação continuada pertencentes a um coletivo formativo, bem como compreender as contribuições das narrativas para a constituição docente. Para tal, realizamos a Análise de Conteúdo de 20 narrativas produzidas pelos professores participantes da formação. Na análise estabelecemos duas categorias a priori: 1) Formação Continuada de Professores: Elemento importante para a constituição docente; e 2) As reflexões sobre a prática docente e os saberes (re)construídos e manifestos nas narrativas. Evidenciamos que a Formação Continuada possibilitou a escrita reflexiva por meio da qual os professores atribuíram significado ao que foi vivenciado, constituindo saberes críticos e reflexivos, possibilitando, também, (re)construírem os saberes num movimento de aprendizagem docente.

Biografia do Autor

Rafael Marques Dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, professor da Educação Básica, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo/RS/Brasil. E-mail: rafael.mdossantos@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9073-2085.

Sandra Maria Wirzbicki, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo

Doutora em Educação nas Ciências, professora do curso de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul, Realeza/PR e professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo/RS/Brasil. E-mail: sandra.wirzbicki@uffs.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8402-7099.

Danusa de Lara Bonotto, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo

Doutora em Educação em Ciências e Matemática, professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo/RS/Brasil. E-mail: danusalb@uffs.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7774-2251.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Corte, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: Edufu, 2015. 250 p.

CUNHA, Maria Isabel da. Conta-me agora!: as narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo: FE; USP, 23, p. 1-2, jan./dez. 1997.

DEWEY, Jonh. Democracy and education. Old Tappan, N.J: Macmillan, 1961. (Originally published 1916). In: CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: Edufu, 2015. 250 p.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A prática como componente curricular na formação de professores. Educação. Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 203-218, maio/ago. 2011.

GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. Investigação-formação-ação em ciências: um caminho para reconstruir a relação entre o livro didático, o professor e o ensino. Curitiba: Prismas, 2013.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Tradução Silvana Cobucci Leite. 9. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995.

NÓVOA, António. Vida de professores. 2. ed. Portugal: Ed. Porto, 2007.

NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

PORLÁN, Rafael; MARTÍN, José. El diario del profesor: un recurso para investigación en el aula. Sevilla: Díada, 1997.

REIS, Pedro Rocha dos. As narrativas na formação de professores e na investigação em educação. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, ano XIV, v. 15, n. 16, p. 17-34, jan./dez. 2008.

SOUZA, Eliseu Clementino de. Pesquisa narrativa e escrita (auto)biográfica: interfaces metodológicas e formativas. In: SOUZA, E. C.; ABRAHÃO, M. H. M. B. (org.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. p. 135-147.

TARDIF, Maurice.; LESSARD, Claude.; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, 1991.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

ZABALZA, Miguel Ángel. Diários de aula. Tradução José Augusto Pacheco e José Machado. Porto: Porto Editora, 1994.

ZANON, Lenir Basso. Interações de licenciandos, formadores e professores na elaboração conceitual de prática docente: módulos triádicos na licenciatura de Química. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade Metodista de Piracicaba, Unimep, Faculdade de Ciências Humanas, Piracicaba, 2003.

Publicado
2021-03-25
Como Citar
MARQUES DOS SANTOS, R.; WIRZBICKI, S. M.; BONOTTO, D. DE L. A Constituição Docente e os Saberes (Re)construídos a partir de Narrativas de Professores de Ciências e Matemática em Formação Continuada. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-23, 25 mar. 2021.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)