Diálogos entre o Ensino de Probabilidade e Estatística e a Educação Inclusiva nas Pesquisas Brasileiras

Palavras-chave: Ensino de Probabilidade e Estatística. Educação Inclusiva. Revisão Sistemática.

Resumo

Ensinar Matemática numa perspectiva inclusiva requer garantir o direito de todos a aprendê-la. Para tal, existe uma certa produção científica que auxilia os processos de ensino e de aprendizagem. Todavia, aprender Probabilidade e Estatística apresenta especificidades, visto que, na vida real, muitos fenômenos não são determinísticos, envolvendo a noção de variabilidade e aleatoriedade. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi mapear e analisar as produções científicas brasileiras sobre o ensino e a aprendizagem de Probabilidade e Estatística na perspectiva da Educação Inclusiva. A busca foi realizada no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, em 33 periódicos científicos da área de Educação Matemática, Educação Inclusiva e Educação Especial e nos anais do I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Foi realizada a Análise de Conteúdo dos nove trabalhos selecionados que evidenciaram avanços na fundamentação teórica destes trabalhos, predominância de pesquisas na Educação Especial e necessidade de novas pesquisas, principalmente no Ensino Médio.

Biografia do Autor

Gleidson Santos Correia, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestrando do programa de Pós Graduação em Educação e Ciências e Matemática (PPGECM) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Licenciado em Matemática pela Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi); Bacharel em Engenharia Ambiental pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna (FTC); Especialista em Docência de Biologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf); [Especialista em Metodologia do Ensino da matemática; Psicopedagogia; Psicologia Educacional; Tecnologias e Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi); Especialista em Educação Matemática Comparada pela Universidade Superior Aberta do Brasil (ESAB); Professor efetivo da Rede Estadual de Educação da Bahia e da Rede Municipal de Educação de Porto Seguro (BA). E-mail:  gleidson.correia@enova.educacao.ba.gov.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1011-7520 

Irene Mauricio Cazorla, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em Estatística e Doutora em Educação pela UNICAMP e Pós-doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. Professora colaboradora do Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PPGCEM) da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. E-mail: icazorla@uol.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3028-5513 

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Publicado
2021-08-05
Como Citar
CORREIA, G. S.; CAZORLA, I. M. Diálogos entre o Ensino de Probabilidade e Estatística e a Educação Inclusiva nas Pesquisas Brasileiras. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-20, 5 ago. 2021.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)