Um Estudo Comparativo sobre as Impressões de Alunos das Licenciaturas no Ensino Remoto em Duas Universidades Públicas
Resumo
Este artigo tem por objetivo descrever comparativamente as impressões de alunos dos cursos de Ciências Exatas, participantes de atividades via ensino remoto, em duas universidades públicas do Nordeste e Centro-Oeste, a respeito dos efeitos dessa modalidade de ensino no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, cujo instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário formulário Google Forms que, posteriormente, auxiliou nas análises. Os resultados revelam que o ensino remoto não é ainda uma forma eficiente, nem motivadora de processo de ensino; o tempo gasto em frente à tecnologia pode tornar o processo cansativo; o aluno é agente passivo, na maioria do tempo, e há um desejo de retorno ao ensino presencial. Nesse sentido, reafirmamos, então, a grande tarefa do professor: usar sua ampla bagagem de experiência docente para contribuir com um ensino eficiente nessa modalidade que se impôs e poder ser benéfica.
Referências
BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BEHAR, Patrícia Alexandra. O ensino remoto emergencial e a educação a distância. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em 05 de nov. 2020.
COSTA, Kátia Andréa Silva da. EAD, Ensino Híbrido e Ensino Remoto Emergencial: perspectivas e métodos. Curitiba: DIRAC/PROENS/IFPR, 2020.
DIRETORIA DE GRADUAÇÃO, CEFET/MG. Perguntas e respostas sobre o Ensino Remoto Emergencial-ERE. Belo Horizonte: CEFETM, 2020. Disponível em http://www.dirgrad.cefetmg.br/ensino-remoto-emergencial-ere/perguntas-e-respostas-sobre-o-ere/. Acesso em 28 de fev. 2021.
FERREIRA, Geiza. Pedagoga explica diferença entre ensino remoto e EaD. Disponível em: https://www.uninassau.edu.br/noticias/pedagoga-explica-diferenca-entre-ensino-remoto-e-ead. Acesso em 05 de jun. 2020.
MINHA BIBLIOTECA. Conheça as principais diferenças entre educação a distância e ensino remoto emergencial. Disponível em: https://minhabiblioteca.com.br/educacao-a-distancia-ensino-remoto-emergencial/. Acesso em 27 de fev. 2021.
RONDINI, Carina Alexandra; PEDRO, Ketilin Mayara; DUARTE, Cláudia dos Santos. Pandemia da COVID-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na prática pedagógica. Interfaces científicas, Aracajú, Número Temático, v. 10, n. 1, 2020.
SILVA, Joscimar Souza. Ensino remoto emergencial em contexto de pandemia. Disponível em: https://www.ica.ufmg.br/?noticias=ensino-remoto-emergencial-em-contexto-de-pandemia. Acesso em 05 de nov. 2020.
TOMAZINHO, Paulo. Ensino Remoto Emergencial: a oportunidade da escola criar, experimentar, inovar e se reinventar. Disponível em: https://www.sinepe-rs.org.br/noticias/ensino-remoto-emergencial-a-oportunidade-da-escola-criar-experimentar-inovar-e-se-reinventar. Acesso em 28 de fev. 2021.
Copyright (c) 2021 Perspectivas da Educação Matemática
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.