Um Estudo Comparativo sobre as Impressões de Alunos das Licenciaturas no Ensino Remoto em Duas Universidades Públicas

Palavras-chave: Ciências Exatas. Ensino Remoto. Ensino e Aprendizagem

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever comparativamente as impressões de alunos dos cursos de Ciências Exatas, participantes de atividades via ensino remoto, em duas universidades públicas do Nordeste e Centro-Oeste, a respeito dos efeitos dessa modalidade de ensino no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, cujo instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário formulário Google Forms que, posteriormente, auxiliou nas análises. Os resultados revelam que o ensino remoto não é ainda uma forma eficiente, nem motivadora de processo de ensino; o tempo gasto em frente à tecnologia pode tornar o processo cansativo; o aluno é agente passivo, na maioria do tempo, e há um desejo de retorno ao ensino presencial. Nesse sentido, reafirmamos, então, a grande tarefa do professor: usar sua ampla bagagem de experiência docente para contribuir com um ensino eficiente nessa modalidade que se impôs e poder ser benéfica.

Biografia do Autor

Maria Dalvirene Braga, Universidade de Brasília

Professora voluntária da Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Educação pela UnB. E-mail: dalvireneb@unb.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0948-8228.

Josinalva Estacio Menezes, Universidade de Pernambuco

Professora da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte (MN). Pós-doutora em Educação Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E-mail: jomene@bol.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0468-5858.

Rui Seimetz, Universidade de Brasília

Professor da UnB. PhD in Mathmatics in University of California, Estados Unidos. E-mail: rseimetz@ead.unb.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6639-9366.

Poliana Maria da Silva, Universidade de Pernambuco

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UPE, Campus MN. Monitora no Ensino Remoto. E-mail:polianamaria.s98@gmail.com.ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4495-3367

Samara Araújo da Silva, Universidade de Pernambuco

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da  UPE, Campus MN. Monitora no Ensino Remoto. E-mail: saharaujosilva7@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9256-0520.

Referências

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Publicado
2021-04-12
Como Citar
BRAGA, M. D.; MENEZES, J. E.; SEIMETZ, R.; MARIA DA SILVA, P.; ARAÚJO DA SILVA, S. Um Estudo Comparativo sobre as Impressões de Alunos das Licenciaturas no Ensino Remoto em Duas Universidades Públicas. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-19, 12 abr. 2021.
Seção
Estudos na Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática