Um Estudo Comparativo sobre as Impressões de Alunos das Licenciaturas no Ensino Remoto em Duas Universidades Públicas

Resumen

Este artigo tem por objetivo descrever comparativamente as impressões de alunos dos cursos de Ciências Exatas, participantes de atividades via ensino remoto, em duas universidades públicas do Nordeste e Centro-Oeste, a respeito dos efeitos dessa modalidade de ensino no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, cujo instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário formulário Google Forms que, posteriormente, auxiliou nas análises. Os resultados revelam que o ensino remoto não é ainda uma forma eficiente, nem motivadora de processo de ensino; o tempo gasto em frente à tecnologia pode tornar o processo cansativo; o aluno é agente passivo, na maioria do tempo, e há um desejo de retorno ao ensino presencial. Nesse sentido, reafirmamos, então, a grande tarefa do professor: usar sua ampla bagagem de experiência docente para contribuir com um ensino eficiente nessa modalidade que se impôs e poder ser benéfica.

Biografía del autor/a

Maria Dalvirene Braga, Universidade de Brasília

Professora voluntária da Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Educação pela UnB. E-mail: dalvireneb@unb.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0948-8228.

Josinalva Estacio Menezes, Universidade de Pernambuco

Professora da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte (MN). Pós-doutora em Educação Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E-mail: jomene@bol.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0468-5858.

Rui Seimetz, Universidade de Brasília

Professor da UnB. PhD in Mathmatics in University of California, Estados Unidos. E-mail: rseimetz@ead.unb.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6639-9366.

Poliana Maria da Silva, Universidade de Pernambuco

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UPE, Campus MN. Monitora no Ensino Remoto. E-mail:polianamaria.s98@gmail.com.ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4495-3367

Samara Araújo da Silva, Universidade de Pernambuco

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da  UPE, Campus MN. Monitora no Ensino Remoto. E-mail: saharaujosilva7@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9256-0520.

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Publicado
2021-04-12
Cómo citar
BRAGA, M. D.; MENEZES, J. E.; SEIMETZ, R.; MARIA DA SILVA, P.; ARAÚJO DA SILVA, S. Um Estudo Comparativo sobre as Impressões de Alunos das Licenciaturas no Ensino Remoto em Duas Universidades Públicas. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-19, 12 abr. 2021.
Sección
Estudos na Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática