Uma Proposta de Atividade com Feedbacks Automáticos no GeoGebra
Resumo
Apresentamos uma proposta de atividade para ser feita na plataforma GeoGebra e que contém exercícios com feedbacks automáticos. A motivação para o desenvolvimento de tal atividade parte do fato de sabermos que as atividades em contexto de ensino remoto precisam oferecer condições de trabalho com mais autonomia pelo estudante. Para fundamentarmos a proposta, primeiramente, apresentamos uma breve revisão sobre feedback em contextos educativos. Em seguida, apresentamos orientações sobre a elaboração de questões objetivas. Na seção seguinte, apresentamos um estudo sobre erros de estudantes na resolução de equações polinomiais de 2º grau. Finalmente, apresentamos a atividade, explicitando como funciona, quais feedbacks possui, quando aparecem e algumas orientações de como pode ser feita. Embora não se tenha feito ainda uma análise sistemática a respeito das contribuições da atividade para o processo de ensino e aprendizagem, os primeiros experimentos apontam que o uso de atividades como essa pode auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem em situações de ensino remoto.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Guia de Elaboração de Itend. Brasília: 2010.
CARDOSO, Ana Carolina Simões. Feedback em contextos de ensino-aprendizagem on-line. Linguagens e Diálogos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 17-34, 2011.
COSTA, Evandro et al. Modelos de Feedback para estudantes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Jornada de Atualização em Informática na Educação, [S.l.], p. 1-38, nov. 2016. ISSN 23167734. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/pie/article/view/6594. Acesso em 03 de mar. 2021.
FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
LIMA, Elon Lages et al. A Matemática do Ensino Médio (Volume 1). Sociedade Brasileira de Matemática, Rio de Janeiro, 2006.
MORY, Edna Holland. Feedback Research Revisited. In: MORY, Edna Holland. Handbook of Research for Educational Communications and Technology. [S.l.]: Association for Educational Communications and Technology, 2004
NABAIS, Margarida Maria Saraiva. Equações do 2.º grau: um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 9.º ano. 2010. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Lisboa, 2010.
NARCISS, Susanne. Feedback strategies for interactive learning tasks. In: SPECTOR, J. M. et al. (Ed.). Handbook of research on educational communications and technology. New York: Routledge, 2008. p. 125 – 144.
NARCISS, Susanne. Designing and Evaluating Tutoring Feedback Strategies for digital learning environments on the basis of the Interactive Tutoring Feedback Model. Digital Education Review, n. 23, p. 7- 26, 2013.
SHUTE, Valerie. Focus on Formative Feedback. Review of Educational Research, v. 78, n.1, p.153-189, 2008.
Copyright (c) 2021 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.