Uma Proposta de Atividade com Feedbacks Automáticos no GeoGebra

  • Jorge Cássio Costa Nóbriga UFSC https://orcid.org/0000-0002-5745-6610
  • Sérgio Carrazedo Dantas Universidade Estadual do Paraná – campus Apucarana (Unespar)
Palavras-chave: Feedback automático. GeoGebra. Ensino Remoto.

Resumo

Apresentamos uma proposta de atividade para ser feita na plataforma GeoGebra e que contém exercícios com feedbacks automáticos. A motivação para o desenvolvimento de tal atividade parte do fato de sabermos que as atividades em contexto de ensino remoto precisam oferecer condições de trabalho com mais autonomia pelo estudante. Para fundamentarmos a proposta, primeiramente, apresentamos uma breve revisão sobre feedback em contextos educativos. Em seguida, apresentamos orientações sobre a elaboração de questões objetivas. Na seção seguinte, apresentamos um estudo sobre erros de estudantes na resolução de equações polinomiais de 2º grau. Finalmente, apresentamos a atividade, explicitando como funciona, quais feedbacks possui, quando aparecem e algumas orientações de como pode ser feita. Embora não se tenha feito ainda uma análise sistemática a respeito das contribuições da atividade para o processo de ensino e aprendizagem, os primeiros experimentos apontam que o uso de atividades como essa pode auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem em situações de ensino remoto.

Biografia do Autor

Jorge Cássio Costa Nóbriga, UFSC

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do PPGECIM (FURB). E-mail: j.cassio@ufsc.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5745-6610.

Sérgio Carrazedo Dantas, Universidade Estadual do Paraná – campus Apucarana (Unespar)

Doutor em Educação Matemática pela Unesp de Rio Claro. Professor Adjunto II da Universidade Estadual do Paraná – campus Apucarana (Unespar). E-mail: sergio.dantas@unespar.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7043-1664.

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Publicado
2021-04-10
Como Citar
NÓBRIGA, J. C. C.; DANTAS, S. C. Uma Proposta de Atividade com Feedbacks Automáticos no GeoGebra. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-21, 10 abr. 2021.
Seção
Estudos na Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática