Uma Proposta de Atividade com Feedbacks Automáticos no GeoGebra

  • Jorge Cássio Costa Nóbriga UFSC https://orcid.org/0000-0002-5745-6610
  • Sérgio Carrazedo Dantas Universidade Estadual do Paraná – campus Apucarana (Unespar)

Resumen

Apresentamos uma proposta de atividade para ser feita na plataforma GeoGebra e que contém exercícios com feedbacks automáticos. A motivação para o desenvolvimento de tal atividade parte do fato de sabermos que as atividades em contexto de ensino remoto precisam oferecer condições de trabalho com mais autonomia pelo estudante. Para fundamentarmos a proposta, primeiramente, apresentamos uma breve revisão sobre feedback em contextos educativos. Em seguida, apresentamos orientações sobre a elaboração de questões objetivas. Na seção seguinte, apresentamos um estudo sobre erros de estudantes na resolução de equações polinomiais de 2º grau. Finalmente, apresentamos a atividade, explicitando como funciona, quais feedbacks possui, quando aparecem e algumas orientações de como pode ser feita. Embora não se tenha feito ainda uma análise sistemática a respeito das contribuições da atividade para o processo de ensino e aprendizagem, os primeiros experimentos apontam que o uso de atividades como essa pode auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem em situações de ensino remoto.

Biografía del autor/a

Jorge Cássio Costa Nóbriga, UFSC

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do PPGECIM (FURB). E-mail: j.cassio@ufsc.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5745-6610.

Sérgio Carrazedo Dantas, Universidade Estadual do Paraná – campus Apucarana (Unespar)

Doutor em Educação Matemática pela Unesp de Rio Claro. Professor Adjunto II da Universidade Estadual do Paraná – campus Apucarana (Unespar). E-mail: sergio.dantas@unespar.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7043-1664.

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Publicado
2021-04-10
Cómo citar
NÓBRIGA, J. C. C.; DANTAS, S. C. Uma Proposta de Atividade com Feedbacks Automáticos no GeoGebra. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-21, 10 abr. 2021.
Sección
Estudos na Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática