O Movimento de Aprendizagem de Futuros Professores Acerca dos Nexos Conceituais Sequência, Padrão e Regularidade: um Olhar para a Álgebra dos Anos Iniciais
Resumo
Compreendendo que a organização do ensino se faz fundamental no processo de ensino e aprendizagem, e sendo o professor o organizador do ensino que almeja desenvolver o pensamento teórico dos estudantes, busca-se na pesquisa discorrida neste artigo investigar a aprendizagem de futuros professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental no que se refere aos nexos conceituais algébricos sequência, padrão e regularidade. Subsidiadas pelos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade Orientadora de Ensino, as duas Situações de Ensino aqui relatadas foram desenvolvidas com futuros professores dos anos iniciais do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria. Os resultados evidenciam que o movimento de aprendizagem dos futuros professores acerca dos nexos conceituais trabalhados se deu a partir da necessidade de pensar em estratégias algébricas que envolvessem também a aritmética, e que a interação entre colegas e pesquisadora possibilitou o direcionamento dos conceitos espontâneos a uma aproximação aos conceitos científicos.
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