Infância e Matemática: aprendendo sobre medidas de comprimento

  • Halana Garcez Borowsky Universidade Federal de Santa Maria
  • Andressa Wiedenhoft Marafiga Universidade Federal de Santa Maria
  • Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes Universidade Federal de Santa Maria
  • Cleonice Maria Tomazzetti Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Educação Matemática na Educação Infantil, Medidas de Comprimento, Atividade Orientadora de Ensino.

Resumo

O presente artigo, originado de uma pesquisa sobre Educação Matemática na infância, tem por objetivo discutir sobre a organização do ensino de medidas na Educação Infantil, na perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino (MOURA, 1996, 2010). Para isso, voltamos nosso olhar para uma atividade sobre medidas de comprimento, desenvolvida em uma turma de vinte alunos de pré-escolar, de uma escola pública municipal. Defendemos que a Educação Infantil é um período fundamental para o processo de humanização da criança, através da apropriação da cultura historicamente elaborada e, nesta perspectiva, um espaço privilegiado para a aprendizagem da matemática. Contudo, a sua efetivação depende de uma intervenção pedagógica intencionalmente orientada para tal, concretizada na atividade de ensino, organizada pelo professor.

Biografia do Autor

Halana Garcez Borowsky, Universidade Federal de Santa Maria
Licenciada em Pedagogia e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM). Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat/ UFSM)
Andressa Wiedenhoft Marafiga, Universidade Federal de Santa Maria
Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena (2014), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É Especialista em Gestão Educacional na Universidade Federal de Santa Maria. Mestranda em Educação na Universidade Federal de Santa Maria. Professora em uma escola da rede privada de Santa Maria. Também atua como tutora no Curso de Pedagogia EaD da UAB/UFSM.
Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Universidade Federal de Santa Maria
Doutora em Educação (FE-USP). Professora do Centro de Educação; do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da UFSM. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat/UFSM) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a atividade Pedagógica (GEPAPe/USP).
Cleonice Maria Tomazzetti, Universidade Federal de Santa Maria
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria e professora da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas educativas, educação e infância, educaçao infantil, políticas públicas e práticas educativas escolares.

Referências

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Publicado
2016-12-28
Como Citar
BOROWSKY, H. G.; MARAFIGA, A. W.; LOPES, A. R. L. V.; TOMAZZETTI, C. M. Infância e Matemática: aprendendo sobre medidas de comprimento. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dez. 2016.
Seção
Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental