Mapeamento das Publicações sobre Gamificação e Matemática

Palavras-chave: Gamificação, Ensino, Matemática, Mapeamento

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se o resultado de uma investigação feita em publicações científicas, sobre como a gamificação tem sido utilizada no ensino de Matemática. Foi realizado um mapeamento nas bases de dados Google Acadêmico, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, Portal de Periódicos da CAPES, Revista Computers & Education, Plataforma Hal e SciELO. Após a análise dos trabalhos,      a partir de questões elaboradas previamente, selecionamos 38 deles. Percebeu-se que o Ensino Fundamental é o nível em que são desenvolvidas a maior quantidade de propostas gamificadas e os professores optaram por utilizar o computador na maioria delas. Constatou-se que 66% dos trabalhos propõem a gamificação utilizando diferentes recursos e/ou plataformas na elaboração das propostas gamificadas e 34% propõem a gamificação a partir do uso de jogos em plataformas digitais ou atividades gamificadas. As propostas gamificadas, em sua maioria, visam motivar e engajar os estudantes para a aprendizagem dos conceitos de Matemática.

Biografia do Autor

Denise Ritter, Universidade Franciscana (UFN)

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Franciscana (UFN). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (UFN). Especialista em Ensino de Matemática no Ensino Médio (UFSM). Licenciada em Matemática – Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos. E-mail: deniseritter10@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4720-6543

Ana Marli Bulegon, Universidade Fransciscana (UFN)

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT), da Universidade Franciscana (UFN-Santa Maria/RS). Doutora em Informática na Educação (UFRGS). Mestre em Ensino de Física e Matemática (UFN). Especialista em Ensino de Matemática (UFN). Especialista em Psicologia (UESP-Rússia). Graduada em Licenciatura em Matemática (UFN). Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Tecnologias de Informação e Comunicação (GEPTIC). E-mail: anabulegon@ufn.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4595-7709

Referências

AGUIAR, Igor Pereira. O uso de técnicas de gamificação como auxílio à resolução de problemas no campo da Análise Combinatória. 2019. 79f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2019.

ALVES, Flora. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras: um guia completo: do conceito à prática. São Paulo: DVS Editora, 2015.

ANDREETTI, Thais Cristine. Gamificação de aulas de Matemática por estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental. 2019. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

ARAÚJO, Valdeci da Silva. Khan Academy: possibilidades do uso do jogo como ferramenta de apoio pedagógico no ensino e aprendizagem de Frações no Ensino Fundamental. 2017. 129f. Dissertação (Programa de Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná, Londrina, 2017.

BARBOSA, Francisco Ellivelton; PONTES, Márcio Matoso de; CASTRO, Juscileide Braga de. A utilização da gamificação aliada às tecnologias digitais no ensino da Matemática: um panorama de pesquisas brasileiras. Revista Prática Docente, Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Confresa, v. 5, n. 3, p. 1593-1611, set/dez 2020.

BOLLER, Sharon. KAPP, Karl. Jogar para Aprender: tudo o que você precisa saber sobre o design de jogos de aprendizagem eficazes. São Paulo: DVS Editora, 2018.

BORGES, Simone de Sousa. Design de gamificação em aprendizagem colaborativa com suporte computacional: uma abordagem para a adaptação de princípios de influência a papéis de jogadores. 2017. 192f. Tese (Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, São Carlos, 2017.

BURKE, Brian. Gamificar: como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias. São Paulo: DVS, Editora, 2015.

BUSARELLO, Raul Inácio. Gamification: princípios e estratégias. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016.

COELHO, Janaina Aparecida Ponté. Uso de gamificação em Cursos Online Abertos e Massivos para Formação Continuada de Docentes de Matemática. 130f. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2017.

COMPTO, Gabriel Pinheiro; SENA, Francisco Lucas Lima. Gamificação da Matemática no Instituto Federal do Amazonas. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, VIII, Workshop de Informática na Escola, XXV, 2019, Brasília. Anais… Brasília: 2019, p. 1299-1303. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/8656. Acesso em: 05 jan. 2021.

CONTRERAS-ESPINOSA, Ruth S.; EGUIA-GÓMEZ, Jose Luis. Pesquisa da avaliação e da eficácia da aprendizagem baseada em jogos digitais: reflexões em torno da literatura científica. In: ALVES, Lynn; COUTINHO, Isa de Jesus. Jogos digitais e aprendizagem: fundamentos para uma prática baseada em evidências. Campinas: Papirus, 2016, p. 61-76.

CREMONTTI FILHO, Jorge Luiz. O uso da aprendizagem móvel e técnicas de gamificação como suporte ao ensino de Matrizes. 2016. 152f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2016.

CRIADO, Lucio Luzetti; CRIADO, Nelson Luzetti; SOUZA, Maria Aranha de. Um estudo sobre o uso da gamificação no ensino de Matemática no Ensino Fundamental. Ciência e Ensino, v. 8, n. 1, p. 116-128, 2019.

ESQUIVEL, Hugo Carlos da Rosa. Gamificação no Ensino da Matemática: uma experiência no Ensino Fundamental. 2017. 64f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017.

FERREIRA, Bruno Santos. O uso da gamificação como estratégia didática na capacitação de professores para o uso de softwares educativos. 2015. 94f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

FIORENTINI, Dario; GRANDO, Regina Célia; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra; CRECCI, Vanessa Moreira; LIMA, Rosana Catarina Rodrigues de; COSTA, Marina Carravero. O professor que ensina Matemática como campo de estudo: concepção do projeto de pesquisa. In: FIORENTINI, Dario; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; LIMA, Rosana Catarina Rodrigues de. Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: período 2001 – 2012. São Paulo: FE/UNICAMP, 2016, p. 17-41.

FREIRE, Dora Sofia da Cunha; CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Classcraft: a aprendizagem que se transforma num desafio permanente!. Revista Intersaberes, v. 14, n. 31, p. 58-74, 2019.

GOMES, Marcelo dos Santos. Gamificação e Educação Matemática: uma reflexão pela óptica da Teoria das Situações Didáticas. 2017. 96f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

GOMEZ, Luis Paoli Schino. Proposta de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de Matemática voltado para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2015. 40f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2015.

GUIMARÃES, Daniela; SANTOS, Idalina Lourido; CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Aprendizagem Invertida e gamificação: duas metodologias envolventes no ensino da Matemática. Debates em Educação, v. 10, n, 22, p. 122-139, set.dez. 2018.

JACOBSEN, Daniel de Melo. Contribuições da gamificação para o ensino e a aprendizagem: uma proposta de ensino para Matemática Financeira. 2018. 180f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Franciscana, Santa Maria, 2018.

JAGUST, Tomislav; BOTICKI, Ivica; SO, Hyo-Jeong. Examining competitive, collaborative and adaptive gamification in young learners´ math learning. Computers & Education., v. 125, p. 444-457, out. 2018.

LIMA, Fabrício de Oliveira; BRANDÃO, Nicolau Brandão. Gamificação em matemática: umas das possíveis soluções em meio a tantas discussões. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 11, p.27890-27901, nov. 2019.

LUNDGREN, Antonio Victor Alencar; FÉLIX, Zildomar Carlos. Plataforma SAM: a gamificação e a colaboração em uma plataforma de aprendizagem para o ensino da Matemática em crianças portadoras de Síndrome de Down. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, VI, Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, XXVIII, 2017, Recife. Anais… Recife: 2017, p. 625-634. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/7591. Acesso em: 05 jan. 2021.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MARINHO, Aldenia da Silva; MELO, Alexander Von Cernik; POGGI, Gianpierre Herrera; KOSIUR, Marianne Bállico; MARRANE, Wagner Rosa; BOGHI, Cláudio. Aplicação móvel de matemática no ensino básico para crianças do ensino fundamental I do 1° ao 3° ano. Research, Society and Development, v. 3, n. 1, p. 69-90, nov. 2016.

MEDEIROS, Ana Paula Nunes. A gamificação inserida como material de apoio que estimula o aluno no ensino de Matemática. 2015. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

MENDES, Luiz Otavio Rodrigues. A gamificação como estratégia de ensino: a percepção de professores de Matemática. 2019. 188f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.

MENDES, Luiz Otavio Rodrigues; CORRÊA, Emerson Blum; GROSSI, Luciane; OLIVEIRA, Fabiane de. Dinamizando um evento de Matemática sob a perspectiva da gamificação. Revista ESPACIOS, v. 39, n. 52, p. 1-13, 2018.

MENDES, Luiz Otavio Rodrigues; JOLANDEK, Emilly Gonzales; GROSSI, Luciane; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Gamificação em Matemática: conteúdos abordados com a estratégia por professores Paranaenses. Redin, v. 8, n. 1, p. 1-12, 2019.

MENEZES, Daniel Lisboa de; BARROS, Rafael José Alves do Rego. Gamificação e Tecnologia no Ensino da Matemática. In: Colóquio Nacional, V, Colóquio Internacional, II, 2019, Natal. Anais… Natal: 2019, p. 1-10. Disponível em: https://coloquioep.com.br/anais/trabalhos/linha2/submissao27.pdf. Acesso em: 05 jan. 2021.

MILANO, Thomas Bersagui; SIQUEIRA, Mirian Linhares; AZEVEDO, Fernanda Chites; OGLIARI, Lucas Nunes. O jogo digital como proposta de gamificação no ensino de História da Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, vol. 6, n. 17, p. 20-33, 2019.

MORAES, Pedro Gurgel. Gamificação no ensino de Matemática: propostas para o ensino de Matrizes através de um jogo de realidade alternativa. 2017. 76f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Rural do Semi-árido, Mossoró, 2017.

MOZER, Merris; NANTES, Eliza Adriana Sheuer. Gamificação no Ensino de Matemática: das Diretrizes Curriculares do Paraná à sala de aula, via Plano de Trabalho Docente. Research, Society and Development, v. 8, n. 4, p. 1-30, 2019.

NOGUEIRA NETO, Amaury. Proposição de modelos de gamificação para sistemas de gamificação online: uma abordagem baseada na educação baseada em evidências. 2016. 96f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.

OLIVEIRA, Valnira Aparecida Alves de. Gamificação educacional para adolescentes com deficiência intelectual. 2016. 198f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Tecnologias) - Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento em parceria com a Faculdade Cidade Verde, Curitiba, 2016.

PADILHA, Rafaela. O desafio da Formação Docente: potencialidades da gamificação aliada ao GeoGebra. 2018. 174f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2018.

PEDRO, Laís Zagatti. Uso de gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem para reduzir o problema da externalização de comportamentos indesejáveis. 2016. 150f. Dissertação (Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, São Carlos, 2016.

PEREIRA, Sógenes Geraldo da Silva; SANTOS, José de Aquino; SILVA, Helder Lima. Gamificação um instrumento a serviço do ensino da Matemática. In: Encontro Baiano de Educação Matemática, XVIII, 2019, Ilhéus. Anais… Ilhéus: 2019, p. 1-5. Disponível em: https://casilhero.com.br/ebem/mini/uploads/anexo_final/6a69a6c2dd4bf0a4e8e36079c3295823.pdf . Acesso em: 02 fev. 2021.

PRAZERES, Ilson Mendonça Soares. Gamificação no ensino da Matemática: aprendizagem do campo multiplicativo. 2019. 200f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.

PROENÇA JÚNIOR, Domício; SILVA, Édison Renato. Contexto e processo do Mapeamento Sistemático da Literatura no trajeto da Pós-Graduação no Brasil. TransInformação, v. 2, n. 28, p. 233-240, maio/ago., 2016.

RITTER, Denise; BULEGON, Ana Marli. Gamificação e formação de professores de Matemática: uma revisão sistemática da literatura. In: SEPE, XXIV, 2020, Santa Maria. Anais… Santa Maria: 2020, p. 1-10. Disponível em: https://www.ufn.edu.br/eventos/maiseventos/Anaiss.aspx?id=4AnWLXmkbCE=. Acesso em 02 abril. 2021.

SANTANA, Sivaldo Joaquim de. Extração e recomendação de boas e más práticas pedagógicas a partir de processos de ensino e aprendizagem usando um sistema Tutor Inteligente Gamificado. 2017. 164f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.

SANTOS, Jorge; NASCIMENTO, Leandro; COSTA, Rafael; SANTOS, Wagner; VELASQUE, Luciane. Gamificação das aulas de matemática. Rioeduca.net. 2017. Disponível em: http://antigo.rioeduca.net/blog.php?bid=16&tag=matem%C3%A1tica Aceso em: 06 jan. 2021.

SANTOS, Rafaella Alves Pereira dos; OLIVEIRA, Roberto Felício de. Gamificação na Educação Matemática Básica: uma revisão sistemática da literatura. Repositório Institucional da UEG Câmpus Posse. 2018. Disponível em: http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/197. Acesso em: 25 mar. 2021.

SANTOS, Ramon Oliveira Borges dos; SOUZA, Luana Maryan de Almeida Rodrigues de; CABETTE, Regina Elaine Santos. Proposta para aplicação de um curso de extensão em matemática utilizando a Taxonomia de Bloom e gamificação como Metodologias Ativas: um estudo de caso. Revista Científica On-line, Tecnologia, Gestão e Humanismo, v.9, n.1, p. 51-63, jun. 2019.

VIEIRA, Paulo Alexandre de Andrade. O uso da gamificação na aprendizagem da matemática: um estudo de caso. 2019. 128f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade do Minho, 2019.

Publicado
2021-12-17
Como Citar
RITTER, D.; BULEGON, A. M. Mapeamento das Publicações sobre Gamificação e Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 36, p. 1-20, 17 dez. 2021.