Mapeamento das Publicações sobre Gamificação e Matemática

Palavras-chave: Gamificação, Ensino, Matemática, Mapeamento

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se o resultado de uma investigação feita em publicações científicas, sobre como a gamificação tem sido utilizada no ensino de Matemática. Foi realizado um mapeamento nas bases de dados Google Acadêmico, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, Portal de Periódicos da CAPES, Revista Computers & Education, Plataforma Hal e SciELO. Após a análise dos trabalhos,      a partir de questões elaboradas previamente, selecionamos 38 deles. Percebeu-se que o Ensino Fundamental é o nível em que são desenvolvidas a maior quantidade de propostas gamificadas e os professores optaram por utilizar o computador na maioria delas. Constatou-se que 66% dos trabalhos propõem a gamificação utilizando diferentes recursos e/ou plataformas na elaboração das propostas gamificadas e 34% propõem a gamificação a partir do uso de jogos em plataformas digitais ou atividades gamificadas. As propostas gamificadas, em sua maioria, visam motivar e engajar os estudantes para a aprendizagem dos conceitos de Matemática.

Biografia do Autor

Denise Ritter, Universidade Franciscana (UFN)

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Franciscana (UFN). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (UFN). Especialista em Ensino de Matemática no Ensino Médio (UFSM). Licenciada em Matemática – Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos. E-mail: deniseritter10@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4720-6543

Ana Marli Bulegon, Universidade Fransciscana (UFN)

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT), da Universidade Franciscana (UFN-Santa Maria/RS). Doutora em Informática na Educação (UFRGS). Mestre em Ensino de Física e Matemática (UFN). Especialista em Ensino de Matemática (UFN). Especialista em Psicologia (UESP-Rússia). Graduada em Licenciatura em Matemática (UFN). Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Tecnologias de Informação e Comunicação (GEPTIC). E-mail: anabulegon@ufn.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4595-7709

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Publicado
2021-12-17
Como Citar
RITTER, D.; BULEGON, A. M. Mapeamento das Publicações sobre Gamificação e Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 36, p. 1-20, 17 dez. 2021.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)