Conhecimento Especializado do Professor de Matemática Manifestado a partir de Ações Formativas: um Levantamento Bibliográfico

Palavras-chave: Formação de Professores que Ensinam Matemática., MTSK., Ações Formativas.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um breve panorama de artigos, publicados em periódicos brasileiros, que foram permeados pelo modelo Conhecimento Especializado do Professor de Matemática (MTSK), especificamente em relação aos que se desenvolveram a partir de alguma ação formativa. Para alcançá-lo, buscamos as expressões “MTSK” e “conhecimento especializado do professor de matemática” nas plataformas Google Acadêmico, Portal de Periódicos da Capes e Scielo. A partir da leitura dos títulos, dos resumos e das palavras-chave, identificamos dezoito artigos que utilizaram o modelo mencionado. Ao explorá-los, selecionamos sete que foram desenvolvidos em torno de alguma ação formativa e os agrupamos em dois eixos temáticos. Notamos, a partir desses eixos, potencialidades do MTSK como ferramenta de análise de dados provenientes de ações formativas, uma vez que permitiu, além da identificação de conhecimentos especializados, a indicação de elementos a serem discutidos na formação de professores que ensinam Matemática.

Biografia do Autor

Gabriela da Silva Oliveira Vitalino, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina/UEL. Docente da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. E-mail: gabrielagsoliveira@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5378-9960.

Bruno Rodrigo Teixeira, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina/UEL. E-mail: bruno@uel.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0294-4470.

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Publicado
2022-03-21
Como Citar
VITALINO, G. DA S. O.; TEIXEIRA, B. R. Conhecimento Especializado do Professor de Matemática Manifestado a partir de Ações Formativas: um Levantamento Bibliográfico. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 37, p. 1-20, 21 mar. 2022.