Jogos digitais no universo da Educação Matemática: em foco a Educação Financeira
Resumo
Esta pesquisa visa discutir sobre análise e desenvolvimento de jogos digitais relacionados com a
Matemática do Ensino Fundamental e seus Registros de Representação Semiótica e apresentar o
protótipo do jogo digital matemático desenvolvido com contexto da Educação Financeira.
Fundamentado em Rodrigues (2014) e Duval (2006, 2012), consistiu nos seguintes procedimentos:
escolha de jogos digitais matemáticos para análise de características gerais como Campos de
conteúdos; potencialidades e desafios de Aspectos Técnicos e Pedagógicos; análise dos Campos de
conteúdos quanto a estes aspectos; e desenvolvimento do protótipo de um jogo digital, com base
também em Morais (2003). Foram então analisados 104 jogos obtidos de plataformas que são
definidas ou não como educativas e foi desenvolvido o protótipo digital do ‘Universo Financeiro’
semelhante a um jogo de tabuleiro, com enredo de narrativa ficcional. Espera-se assim, contribuir
para uso, análise e desenvolvimento de jogos digitais educacionais.
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