Jogos digitais no universo da Educação Matemática: em foco a Educação Financeira

Palavras-chave: Educação Matemática, Jogos digitais, Ensino Fundamental, Educação Financeira, Registros de Representação Semiótica

Resumo

Esta pesquisa visa discutir sobre análise e desenvolvimento de jogos digitais relacionados com a
Matemática do Ensino Fundamental e seus Registros de Representação Semiótica e apresentar o
protótipo do jogo digital matemático desenvolvido com contexto da Educação Financeira.
Fundamentado em Rodrigues (2014) e Duval (2006, 2012), consistiu nos seguintes procedimentos:
escolha de jogos digitais matemáticos para análise de características gerais como Campos de
conteúdos; potencialidades e desafios de Aspectos Técnicos e Pedagógicos; análise dos Campos de
conteúdos quanto a estes aspectos; e desenvolvimento do protótipo de um jogo digital, com base
também em Morais (2003). Foram então analisados 104 jogos obtidos de plataformas que são
definidas ou não como educativas e foi desenvolvido o protótipo digital do ‘Universo Financeiro’
semelhante a um jogo de tabuleiro, com enredo de narrativa ficcional. Espera-se assim, contribuir
para uso, análise e desenvolvimento de jogos digitais educacionais.

Biografia do Autor

Sabrina Alves Pereira, Universidade Federal de São Paulo
Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e Graduação em Ciências-Matemática pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialização em Formação em Educação a Distância pela Universidade Paulista (UNIP). Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho e em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Desenvolvedora Full Stack pela Recode Pro.

E-mail: aalves-pereirabs@hotmail.com . ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7961-8828. 

Bianca Alves Pereira, Universidade Federal de São Paulo

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e Graduação em Ciências-Matemática pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho e em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Desenvolvedora Full Stack pela Recode Pro.

E-mail: alves.pereirabs@gmail.com . ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2229-4049

Patricia Rosana Linardi, Universidade Federal de São Paulo

Pós-doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Doutorado e Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP - Rio Claro). Professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - Diadema).

E-mail: patriciallinardi@gmail.com.  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6249-418X.

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Publicado
2022-12-07
Como Citar
PEREIRA, S. A.; PEREIRA, B. A.; LINARDI, P. R. Jogos digitais no universo da Educação Matemática: em foco a Educação Financeira. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 40, p. 1-20, 7 dez. 2022.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)