Simulando o Jogo da Corrida dos Cavalos: Elementos de Pensamento Computacional para Professores

Palavras-chave: Pensamento Computacional., Formação de Professores., Educação Matemática Crítica.

Resumo

Neste trabalho, são expostos os resultados de uma investigação, em andamento, cujo objetivo é apresentar e explorar direcionamentos no que concerne à aproximação de professores, os quais ensinam Matemática, aos conceitos do pensamento computacional que possam ocasionar a Educação Matemática Crítica. Em especial, a investigação se direciona ao pensamento algorítmico, por meio da simulação do “Jogo da Corrida dos Cavalos”, atividade lúdico pedagógica proposta por Skovsmose (2000). Logo, sob os pressupostos da Educação Matemática Crítica e, em alinhamento às ideias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nós construímos um algoritmo, em forma de pseudocódigo, que permite a simulação do jogo. A apresentação da construção do algoritmo é feita de forma investigativa e exploratória, analisando gradativamente as estratégias e processos envolvidos. Por meio da investigação realizada, ressaltamos as potencialidades do pensamento computacional como ferramenta aliada numa possível ação pedagógica do professor que ensina Matemática.

Biografia do Autor

Sérgio Gonçalves de Sousa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense - IM/UFF e Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/UFRJ. Atualmente cursa Doutorado em Matemática - IM/UFRJ e é Professor Assistente II na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, departamento de Matemática e Desenho, Instituto de Aplicação da Uerj (CAp/Uerj). E-mail: sergio.sousa@uerj.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8717-8853.

Leandro da Silva Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrado Profissional em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2015). Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e Especialização em Matemática para Professores de Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é Professor Assistente I da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), lotado no Departamento de Matemática e Desenho do Instituto de Aplicação. Atua também na Rede Municipal de Duque de Caxias, como Professor do Ensino Fundamental II. E-mail: leandro3machado@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9335-3152.

Moisés Ceni de Almeida, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Licenciado em Matemática (UERJ), Mestre em Matemática (UFRJ) e doutor em Engenharia Mecânica (UERJ). É professor doutor do Instituto Federal do Rio de Janeiro.  E-mail: moisesceni@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6170-2036.

Leonardo Maricato Musmanno, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Ajunto I – Departamento de Matemática e Desenho – CAp/Uerj. Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2006), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2010), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal Fluminense (2013) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal Fluminense (2018).  E-mail: leonardo.musmanno@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1657-7408.

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Publicado
2022-04-07
Como Citar
SOUSA, S. G. DE; MACHADO, L. DA S.; ALMEIDA, M. C. DE; MUSMANNO, L. M. Simulando o Jogo da Corrida dos Cavalos: Elementos de Pensamento Computacional para Professores. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 37, p. 1-21, 7 abr. 2022.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)