Os Conhecimentos Evidenciados na Ação do Professor de Matemática ao Planejar as Aulas Para Ensinar com Tecnologias Digitais
Resumo
Este estudo tem como proposta discutir e refletir como os professores de Matemática mobilizam os conhecimentos tecnológico, pedagógico e do conteúdo ao planejarem suas aulas, de modo a possibilitar a integração das tecnologias digitais no ensino, e tem como referencial teórico o estudo de Mishra e Koehler (2006) que nos ajuda a compreender os conhecimentos necessários para ensinar com tecnologias. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou questionários e entrevistas com professores de Matemática da Educação Básica. A análise dos resultados revela que, na maioria das vezes, as tecnologias se fazem presentes no planejamento das aulas dos professores como recurso de apoio às aulas expositivas, mas não como elemento integrado às aulas, para modificar os processos de ensino e de aprendizagem. Este estudo traz como contribuição a importância do planejamento das aulas, considerando as relações entre os conhecimentos tecnológico, pedagógico e do conteúdo para a promoção da integração das tecnologias no ensino.
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