Os Conhecimentos Evidenciados na Ação do Professor de Matemática ao Planejar as Aulas Para Ensinar com Tecnologias Digitais

Palavras-chave: Digital Technologies, Teaching of Mathematics, Teacher's Practice

Resumo

Este estudo tem como proposta discutir e refletir como os professores de Matemática mobilizam os conhecimentos tecnológico, pedagógico e do conteúdo ao planejarem suas aulas, de modo a possibilitar a integração das tecnologias digitais no ensino, e tem como referencial teórico o estudo de Mishra e Koehler (2006) que nos ajuda a compreender os conhecimentos necessários para ensinar com tecnologias. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou questionários e entrevistas com professores de Matemática da Educação Básica. A análise dos resultados revela que, na maioria das vezes, as tecnologias se fazem presentes no planejamento das aulas dos professores como recurso de apoio às aulas expositivas, mas não como elemento integrado às aulas, para modificar os processos de ensino e de aprendizagem. Este estudo traz como contribuição a importância do planejamento das aulas, considerando as relações entre os conhecimentos tecnológico, pedagógico e do conteúdo para a promoção da integração das tecnologias no ensino.

Biografia do Autor

Sandra Menezes, Universidade Estadual de Campinas

Doutora no Ensino de Ciências e Matemática – PECIM/UNICAMP. Mestre em Modelagem Computacional, ênfase em Matemática Aplicada e Computação Científica, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista na área de Tecnologia da Educação pela PUC-RJ. Especialista no Ensino da Matemática para Professores do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Federal Fluminense. Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: sandra.smenezes@hotmail.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5998-8194

Referências

ANGELI, Charoula; VALANIDES, Nicos. Pre-service teachers as ICT designers: An instructional design model based on an expanded view of pedagogical content knowledge. Journal of Computer-Assisted Learning, v. 21, n. 4, p. 292–302, 2005.

ANGELI, Charoula; VALANIDES, Nicos. Epistemological and methodological issues for the conceptualization, development, and assessment of ICT-TPCK: Advances in technological pedagogical content knowledge (TPCK). Computers & Education, v. 52, n. 1, p. 154–168, 2009.

ARROYO, Miguel Gonzales. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

ARRUDA, Heloisa Paes de Barros. Planejamento de aula e o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação: percepção de docentes do Ensino Médio. 2012. 256 f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2012.

BARBOSA, Andre Machado; VIEGAS, Marco Antônio Serra; BATISTA, Regina Lucia Napolitano Felício Felix. Aulas presenciais em tempos de pandemia: Relato de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, Rio de Janeiro, v. 25, n. 51, p. 255–280, 2020.

BARROS, Aidil Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. A metodologia e a universidade. In: Fundamentos de metodologia: um guia para a iniciação científica. São Paulo: Mc Graw-Hill, p. 1-14, 1986.

CANAVARRO, Ana Paula. Concepções e práticas de professores de matemática: três estudos de caso. 1993. 361f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Departamento de Educação da Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Lisboa, 1994.

CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales. O uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação na formação de professores: uma experiência na licenciatura em matemática. 2015. 272 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

EDRI, Sisi; TUBIN, Dorit. Teachers planning and implementing ICT- based practices. Planning and Changing, [S.l.], v. 35, n. 3-4, p. 181-191, 2004.

FUSARI, José Cerchi. O planejamento do trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas. Série Idéias, São Paulo, n. 8. p. 44-53, 1998.

GESSER, Verônica. O planejamento educacional: da gênese histórico-filosófica aos pressupostos da prática. Curitiba: CRV, 2011.

GIL, Antônio. Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HARRIS, Judith; MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew.J. Teachers’ technological pedagogical content knowledge and learning activity types: Curriculum-based technology integration reframed. Journal of Research on Technology in Education, v. 41, n. 4, 393-416. 2009.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, p. 221-255, 1994.

KOEHLER, Matthew J; MISHRA, Punya. Introducing Technological Pedagogical Knowledge. In: AACTE (Eds.), The handbook of technological pedagogical content knowledge for educators. New York, NY: MacMillan. p. 3-30, 2008.

KRAEMER, Jean-Marie. Desenvolvendo o sentido do número: cinco princípios para planificar. In J. Brocardo, L. Serrazina; I. Rocha (Eds). O sentido do número: Reflexões que entrecruzam teoria e prática Lisboa: Escolar Editora. p. 3-33, 2008.

MENEZES, S. A integração das tecnologias digitais à pratica pedagógica do professor de matemática. 2022, 333 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3616. Acesso em: 4 mai. 2022.

MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J. Technological pedagogical content knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v. 108, n 6 p. 1017-1054, 2006.

MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J; CAIN, William. What is technological pedagogical content knowledge (TPACK)? Journal of Education, v.193, n.3, p. 13 - 19, 2013.

MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. As possibilidades didático-pedagógicas de ambientes computacionais na formação colaborativa de professores de matemática. In: FIORENTINI (Ed.). Formação de professores de Matemática: Explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, p. 217-248, 2003.

MUNIZ, Maria Inês Sparrapan. A prática avaliativa nas aulas de matemática: uma ação compartilhada com os alunos. 2009. 179 p. Dissertação (mestrado no Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo.

MCCULLOCH, Allison W; HOLLEBRANDS Karen; LEE Hollylynne; HARRISON Taylor; MUTLU Asli. Factors that influence secondary mathematics teachers' integration of technology in mathematics lessons, Computers & Education. 2018.

NIESS, Margaret Louise. Transforming Teachers’ Knowledge: Learning Trajectories for Advancing Teacher Education for Teaching with Technology. In: Angeli C., Valanides N. (eds) Technological Pedagogical Content Knowledge. Springer, Boston, MA. 2015.

RAMOS, Rosinda de Castro Guerra. Design de material didático on‑line: reflexões. SOTO, Ucy; MAYRINK, Mônica Ferreira; GREGOLIN, Isadora Valencise. (Orgs.). Linguagem, educação e virtualidade. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 249 p. 2009.

RODRIGUES, Márcio Urel. Análise de conteúdo em pesquisas qualitativas na área da educação matemática. Curitiba: CRV, 2019.

SANTOS, Silvana Claudia dos; BORBA, Marcelo de Carvalho; JAVARONI, Sueli Liberatti. Tecnologias digitais na produção e análise de dados qualitativos. Educação Matemática Pesquisa, v. 13, n. 1, p. 197-218, 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/134791>. Acessado em 10 jun. 2018.

SERRAZINA, Maria de Lurdes Marquês. Conhecimento matemático para ensinar: papel da planificação e da reflexão na formação de professores. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, SP: UFSCar, v. 6, no. 1, p. 266-283, 2012.

SHULMAN, Lee S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4–14, 1986.

SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1–22, 1987.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico - elementos metodológicos para elaboração e realização. 20. ed. São Paulo: Libertad, 2010.

Publicado
2022-08-31
Como Citar
MENEZES, S. Os Conhecimentos Evidenciados na Ação do Professor de Matemática ao Planejar as Aulas Para Ensinar com Tecnologias Digitais. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 38, p. 1-18, 31 ago. 2022.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)