A álgebra e sua Gramática: Reflexões Filosóficas e Educacionais

Palavras-chave: Álgebra, Gramática, Wittgenstein, Ensino, Epistemologia do uso

Resumo

Neste ensaio teórico, pretendo realizar uma reflexão sobre os fundamentos filosóficos da álgebra e sua possibilidade de ensino a partir da Epistemologia do uso de Arley Moreno, devedora da terapia filosófica de Wittgenstein. Inicialmente, trago uma discussão sobre como Wittgenstein muda seu pensamento, abandonando a ideia de um fundamento lógico para a compreensão de uma gramática apoiada na práxis humana. Em seguida, discuto a natureza linguística da álgebra, na qual argumento que esta é um jogo de linguagem que possui uma gramática, nos moldes wittgensteinianos e aponto consequências no ensino a partir deste entendimento. A partir da ideia de que o significado está no uso, defendo que a linguagem deve tomar maior destaque no ensino, pois o uso da linguagem algébrica é que permite que se obtenha significado, e isso é possível quando o aluno se apropria da gramática e imerge no jogo de linguagem algébrico.

Biografia do Autor

Valdomiro Pinheiro Teixeira Jr, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). E-mail: valdomiro@unifesspa.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1425-0049.

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Publicado
2022-04-06
Como Citar
TEIXEIRA JR, V. P. A álgebra e sua Gramática: Reflexões Filosóficas e Educacionais. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 37, p. 1-17, 6 abr. 2022.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)