Concepções dos Professores que Ensinam Matemática e o Planejamento Pedagógico nos seis primeiros anos do Ensino Fundamental

  • Luiz Joaquim da Silva Neto Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Saulo de Tarso Correia Soares Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Fabiane Fischer Figueiredo PPGECIM
Palavras-chave: Ensino de Matemática, Anos Iniciais e 6º ano do Ensino Fundamental, Concepções docentes

Resumo

Este trabalho apresenta uma investigação, que foi conduzida sob a abordagem qualitativa e o objetivo
era investigar as contribuições das concepções dos professores que ensinam a Matemática nos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental do munícipio de Ibateguara-AL, para o planejamento pedagógico,
tanto nos Anos Iniciais como no 6o ano do Ensino Fundamental. Para obter os dados, houve a
elaboração de um questionário, que foi proposto aos professores de Matemática. Os resultados
obtidos permitiram entender as concepções dos professores, construídas no decorrer de suas
práticas e de estudos formativos, de modo a constatar que o planejamento pedagógico dos
professores desses anos deve incorporar o uso de metodologias e recursos, bem como requer a
continuidade aos estudos e reflexões, como a formação continuada, de modo que possam melhorar o
aprendizado da disciplina.

Biografia do Autor

Luiz Joaquim da Silva Neto, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Aluno do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Orcid https://orcid.org/0000-0003-1830-3328,  E-mail: luisjneto.adv@gmail.com

Saulo de Tarso Correia Soares, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Aluno do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Orcid https://orcid.org/0000-0001-9357-4502, . E-mail: saulodetarso10@hotmail.com 

Fabiane Fischer Figueiredo, PPGECIM

Professora formadora, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

E-mail: fabianefischerfigueiredo@gmail.com Orcid  https://orcid.org/0000-0003-1236-0890,

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Publicado
2022-12-07
Como Citar
NETO, L. J. DA S.; SOARES, S. DE T. C.; FIGUEIREDO, F. F. Concepções dos Professores que Ensinam Matemática e o Planejamento Pedagógico nos seis primeiros anos do Ensino Fundamental. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 40, p. 1-11, 7 dez. 2022.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)