Concepções dos Professores que Ensinam Matemática e o Planejamento Pedagógico nos seis primeiros anos do Ensino Fundamental
Resumo
Este trabalho apresenta uma investigação, que foi conduzida sob a abordagem qualitativa e o objetivo
era investigar as contribuições das concepções dos professores que ensinam a Matemática nos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental do munícipio de Ibateguara-AL, para o planejamento pedagógico,
tanto nos Anos Iniciais como no 6o ano do Ensino Fundamental. Para obter os dados, houve a
elaboração de um questionário, que foi proposto aos professores de Matemática. Os resultados
obtidos permitiram entender as concepções dos professores, construídas no decorrer de suas
práticas e de estudos formativos, de modo a constatar que o planejamento pedagógico dos
professores desses anos deve incorporar o uso de metodologias e recursos, bem como requer a
continuidade aos estudos e reflexões, como a formação continuada, de modo que possam melhorar o
aprendizado da disciplina.
Referências
ALAGOAS. Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular de Alagoas:
Ensino Fundamental. Matemática. Maceió: SEDUC, 2019. p.465-548.
APPOLINÁRIO, Fábio. Dicionário de Metodologia Científica. 2. ed. São Paulo:
Atlas, 2011. 295p.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a
base. Educação Básica. Brasília: MEC, 2018.
CRESWELL, John. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e
misto. 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Alfabetização Matemática. In: Pacto
nacional pela alfabetização na idade certa: Apresentação. Alfabetização
matemática. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica,
Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. 2014. p.27-32.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa. 28.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIANCATERINO, Roberto. Matemática sem rituais. Rio de Janeiro: Wak, 2009.
LORENZATO, Sérgio. Educação Infantil e percepção matemática. 3.ed.
Campinas: Autores Associados, 2011.
LORENZATO, Sérgio. O laboratório de ensino de Matemática na formação de
professores. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
MACCARINI, Justina Motter. Fundamentos e metodologias do ensino de
Matemática. Curitiba: Fael, 2010
NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen
Lúcia Brancaglion Passos. A Matemática nos anos iniciais do Ensino
Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica,
Copyright (c) 2022 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.