Aprendizagem Ativa e Tecnologias Digitais no Ensino de Área e Perímetro

Palavras-chave: Educação Matemática, Aplicativos para celular, Instrução por Pares, Gamificação

Resumo

Este artigo apresenta elementos de uma pesquisa que objetivou verificar as potencialidades e limitações dos aplicativos de celular na aprendizagem de Área e Perímetro, por meio das metodologias de aprendizagem ativa. Os conteúdos foram trabalhados com alunos da 1ª série do Ensino Médio Técnico, de uma escola pública localizada em Itabaiana – PB. A pesquisa qualitativa, com abordagem exploratória e descritiva, foi desenvolvida de maneira remota devido à pandemia da Covid-19. Os dados, analisados à luz dos estudos de Moran (2012, 2013, 2018) e Mazur (2015), foram produzidos a partir de questionários, entrevistas semiestruturadas, capturas de telas, gravações de áudio e vídeo, observações e anotações. Durante a pesquisa, foram utilizadas as metodologias de aprendizagem ativa: Gamificação e Instrução por Pares. Com a pesquisa, evidenciou-se que atividades, envolvendo metodologias ativas e aplicativos para celular, podem potencializar a aprendizagem de Área e Perímetro.

Biografia do Autor

Helber Rangel Formiga Leite de Almeida, Universidade Federal de Campina Grande

Possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba - Campus II (1999), Mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (2001) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é professor Adjunto IV da Unidade Acadêmica de Ciências e Tecnologia Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Pombal e Vice-Diretor desse mesmo Centro. Áreas de interesse: Educação a Distância; Ensino Superior, Tecnologias Digitais, Grounded Theory. E-mail: helber.rangel@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8515-351. 

Maria Zilanda de Andrade Leonardo, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática, área de concentração Educação Matemática, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (PPGECEM-UEPB). Especialista em Ensino de Matemática pela Faculdade de Ciência e Tecnologia Prof. Dirson Maciel de Barros (FADIMAB). Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Ciência e Tecnologia Prof. Dirson Maciel de Barros (FADIMAB). Atualmente é professora de Matemática na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Fagundes de Oliveira. E-mail: mariazilanda@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3579-458X. 

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Publicado
2023-04-27
Como Citar
ALMEIDA, H. R. F. L. DE; LEONARDO, M. Z. DE A. Aprendizagem Ativa e Tecnologias Digitais no Ensino de Área e Perímetro. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 41, p. 1-23, 27 abr. 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)