Significados Produzidos por Licenciandos em Matemática, a partir de Discussões sobre Educação Financeira

Palavras-chave: Formação inicial de professores., Modelo dos Campos Semânticos., Educação Financeira Escolar.

Resumo

Esta pesquisa ocorreu no segundo semestre letivo de 2020, do curso Licenciatura em Matemática, no Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória. Logo no primeiro contato com os discentes, vários relataram que não tiveram aulas de Educação Financeira, durante a Educação Básica. Para isso, foram planejados três questionários com perguntas acerca da Educação Financeira Escolar. Neste artigo, objetiva-se analisar os significados produzidos pelos licenciandos no terceiro questionário. Para contemplar esse objetivo, adota-se o Modelo dos Campos Semânticos como referencial teórico, para realizar as análises, efetuando leituras globais e locais em cada situação. Mesmo com as aulas sendo realizadas de maneira remota, devido à pandemia da Covid-19, as interações nos momentos síncronos subsequentes aos questionários foram produtivas, com os próprios discentes retomando tópicos apresentados nos questionários. Os significados produzidos nesta pesquisa mostraram possíveis caminhos iniciais a serem trilhados em uma possível proposta de curso ou aulas de Educação Financeira nas escolas.

Biografia do Autor

Lucca Jeveaux Oliveira Bonatto, Universidade Federal de Juiz de Fora
Mestrando em Educação Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGEM - UFJF) Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus Vitória.

E-Mail: lucca.ljo@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6195-628X.

Rodolfo Chaves, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Pós-doutorado em Ensino de Física e Educação Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Doutor e Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadua Paulista (Unesp) - Campus Rio Claro Docente do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Matemática (Educimat - Ifes).

E-Mail: rodolfochaves20@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6882-8483.

Alexandre Krüger Zocolotti, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Doutor em Educação Matemática pela Pontífica Universidade Católica (PUC) - SP Mestre em Ensino pela  Pontífica Universidade Católica (PUC) - MG Docente do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

E-mail: akruger.vix@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3988-4152.

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Publicado
2022-12-14
Como Citar
BONATTO, L. J. O.; CHAVES, R.; ZOCOLOTTI, A. K. Significados Produzidos por Licenciandos em Matemática, a partir de Discussões sobre Educação Financeira. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 39, p. 1-17, 14 dez. 2022.
Seção
Formação de Professores e o Modelo dos Campos Semânticos: inter. possíveis