Significados Produzidos por Licenciandos em Matemática, a partir de Discussões sobre Educação Financeira
Resumo
Esta pesquisa ocorreu no segundo semestre letivo de 2020, do curso Licenciatura em Matemática, no Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória. Logo no primeiro contato com os discentes, vários relataram que não tiveram aulas de Educação Financeira, durante a Educação Básica. Para isso, foram planejados três questionários com perguntas acerca da Educação Financeira Escolar. Neste artigo, objetiva-se analisar os significados produzidos pelos licenciandos no terceiro questionário. Para contemplar esse objetivo, adota-se o Modelo dos Campos Semânticos como referencial teórico, para realizar as análises, efetuando leituras globais e locais em cada situação. Mesmo com as aulas sendo realizadas de maneira remota, devido à pandemia da Covid-19, as interações nos momentos síncronos subsequentes aos questionários foram produtivas, com os próprios discentes retomando tópicos apresentados nos questionários. Os significados produzidos nesta pesquisa mostraram possíveis caminhos iniciais a serem trilhados em uma possível proposta de curso ou aulas de Educação Financeira nas escolas.
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