Saber Matemática e Saber Ensinar. Uma Leitura do Desenvolvimento Profissional de Professoras que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais
Resumo
Neste artigo apresentamos uma teorização sobre desenvolvimento profissional de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Investigamos como esse grupo reconstitui e modifica ou não suas ideias sobre a aprendizagem e as possíveis implicações nas práticas. Entrevistamos 10 professoras de uma escola no município do Rio de Janeiro. Partimos da dinamicidade do que é experienciado e trabalhamos no âmbito das significações e das práticas, justificando um estudo qualitativo. Tomamos como referência o Modelo dos Campos Semânticos para uma leitura plausível, contemplando as noções de estranhamento e descentramento. Para as professoras, não saber matemática e não saber ensinar gera desconfortos e estranhamentos. Elas encontram na formação um espaço comunicativo de legitimação de modos de produção de significados. As professoras exercitam o descentramento, a aprendizagem dos alunos é que orienta o ensino. Essas professoras caminham na direção de novas práticas que viabilizam a análise e a tematização dos significados produzidos.
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