Produções Escritas, Produções em Vídeos e um Grupo de Trabalho: Delineamentos para uma Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática
Resumo
O objetivo deste artigo é investigar aspectos, dinâmicas e características de um Grupo de Trabalho, no qual professores de matemática lidaram com análises de produções escritas e de produções em vídeos em matemática. Por meio de uma análise qualitativa de pesquisa e tomando como referência teórico-metodológica o Modelo dos Campos Semânticos, os dados foram produzidos por meio de gravações em vídeos e em áudios de nove encontros de um Grupo de Trabalho. Nos encontros, professores de matemática se engajaram em atividades de discussão e problematização de produções escritas e produções em vídeos. As principais considerações são na direção da prática dos professores se constituir como um centro para produção de estratégias político-pedagógicas; dos incômodos e afetamentos servirem como um motor de ampliação de horizontes culturais; e, das produções escritas e em vídeos se constituírem como convites para professores de matemática, de diferentes espaços, estarem juntos discutindo, problematizando, produzindo. A noção de grupo de trabalho como um convite por uma educação matemática do por vir, ainda a ser construída, múltipla e singular em determinados espaços, tempos, matérias, sem a pretensão de ser replicada, nem mesmo com a intenção de criar uma identidade, é uma aposta que acontece em um cenário de formação continuada.
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