Produções Escritas, Produções em Vídeos e um Grupo de Trabalho: Delineamentos para uma Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática

Palavras-chave: Modelo dos Campos Semânticos, Análise da Produção Escrita, Análise de Vídeos, Grupo de Trabalho

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar aspectos, dinâmicas e características de um Grupo de Trabalho, no qual professores de matemática lidaram com análises de produções escritas e de produções em vídeos em matemática. Por meio de uma análise qualitativa de pesquisa e tomando como referência teórico-metodológica o Modelo dos Campos Semânticos, os dados foram produzidos por meio de gravações em vídeos e em áudios de nove encontros de um Grupo de Trabalho. Nos encontros, professores de matemática se engajaram em atividades de discussão e problematização de produções escritas e produções em vídeos. As principais considerações são na direção da prática dos professores se constituir como um centro para produção de estratégias político-pedagógicas; dos incômodos e afetamentos servirem como um motor de ampliação de horizontes culturais; e, das produções escritas e em vídeos se constituírem como convites para professores de matemática, de diferentes espaços, estarem juntos discutindo, problematizando, produzindo. A noção de grupo de trabalho como um convite por uma educação matemática do por vir, ainda a ser construída, múltipla e singular em determinados espaços, tempos, matérias, sem a pretensão de ser replicada, nem mesmo com a intenção de criar uma identidade, é uma aposta que acontece em um cenário de formação continuada.

Biografia do Autor

Edivagner Souza dos Santos, Universidade Estadual de Mato Grosso

Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Doutor em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professor da Secretária de Estado de Educação do Mato Grosso e Professor Substituto da Universidade Estadual de Mato Grosso.

E-mail: vaguinhos.santos@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0621-3731.

João Ricardo Viola dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação Matemática pela UNESP- Rio Claro. Professor Associado do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática da UFMT-Sinop. E-mail: joao.santos@ufms.br . ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4560-4791 .

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Publicado
2022-12-14
Como Citar
SANTOS, E. S. DOS; SANTOS, J. R. V. DOS. Produções Escritas, Produções em Vídeos e um Grupo de Trabalho: Delineamentos para uma Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 39, p. 1-24, 14 dez. 2022.
Seção
Formação de Professores e o Modelo dos Campos Semânticos: inter. possíveis