Habilidades matemáticas de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma leitura dos dados do Projeto GERES

  • Maria Isabel Ramalho Ortigão Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Priscilla Rohr Garcez de Oliveira Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Alfabetização Matemática, Ciclo de Alfabetização, GERES 2005

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que buscou refletir sobre o processo de alfabetização em matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da análise dos dados de uma pesquisa longitudinal de painel, ocorrida entre 2005 e 2008, que envolveu cerca de 300 escolas em cinco cidades brasileiras e mais de 20 mil estudantes. Foram analisados o conteúdo dos itens de matemática, submetidos aos estudantes em mais de uma onda de aplicação do Projeto, os percentuais de acertos nestes itens e as médias em matemática. Os resultados evidenciaram crescimento nas médias em todas as redes e escolas. Contudo, percebe-se um crescimento menos acentuado em escolas municipais a partir da terceira onda. A análise dos itens comuns revelou queda no percentual de acerto a partir do momento em que os próprios estudantes precisam realizar a leitura dos enunciados e decidir sobre o que devem fazer.

Biografia do Autor

Maria Isabel Ramalho Ortigão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Professora da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - UERJ / FEBF. Departamento de Formação de Professores. Professora do PPG em Educação (ProPED / UERJ - Conceito 7 na CAPES) e do PPG (Mestrado Acadêmico) em Educação, Cultura e Comunicação (FEBF/UERJ - Conceito 3 na CAPES). Coordenadora do GT Avaliação e Educação Matemática da SBEM (GT8) e voce-coordenadora do GT Educação Matemática da ANPEd (GT19).
Priscilla Rohr Garcez de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Mestre em Educação (UERJ, 2010). Professora alfabetizadora da Rede Municial de Educação do Rio de Janeiro.

Referências

BROOKE, N.; BONAMINO, A. (Orgs.). GERES 2005: Razões e resultados de uma pesquisa longitudinal sobre eficácia escolar. Rio de Janeiro: Walprint Gráfica e Editora, 2011.

CÂMARA, M; ORTIGÃO, M.I.R.; AGUIAR, G. Construção do currículo de matemática: como os professores dos anos iniciais compreendem o que deve ser ensinado. Bolema, Rio Claro (SP), v. 28, n. 49, p. 638-661, ago. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n49a09.

COLEMAN, J. S. (1988) Social capital in the creation of human capital. American Journal of Sociology, v. 94, pp. S95-S120.

FONSECA, M.C.F.R. (Org.) Letramento no Brasil: Habilidades Matemáticas / reflexões a partir do INAF 2002. São Paulo: Global Editora. Ação Educativa, Pesquisa e Informação. Instituto Paulo Montenegro, 2004.

FRANCO, C., BROOKE, N. e ALVES, F. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 16, n. 61, p. 625-638, out./dez. 2008.

FRANCO, C.; ORTIGÃO, I.; BONAMINO, A. Eficácia escolar em Brasil: Investigando prácticas y políticas escolares moderadoras de desigualdades educacionales. In: CUETO, S. (Org.) Educación y brechas de equidad em América Latina, Tomo I, Santiago, Chile: Fondo de Investigaciones Educativas / PREAL, 2007, p. 223-249.

LAUTERT, S. L.; SPINILLO, A. G. As relações entre o desempenho em problemas de divisão e as concepções de crianças sobre a divisão. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília, v.18, n. 3, p. 237-246, 2002.

LEON e MENEZES-FILHO (2002). Reprovação, Avanço e Evasão Escolar no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), v.32 (3), pp.417-451.

MAGINA, S., SANTOS, A. & MERLINI, V. (2010). Quando e Como devemos introduzir a divisão nas séries iniciais do Ensino Fundamental? Contribuição para o debate. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana (EM TEIA), v. 1, p.p 1-23.

MAGINA, S., SANTOS, A. & MERLINI, V. (2012). A estrutura Multiplicativa sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais: uma visão do ponto de vista da aprendizagem. In 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, v. 1. pp. 1-12.

OLIVEIRA, P. R. G. Alfabetização matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: uma leitura dos resultados da pesquisa GERES 2005. Dissertação de Mestrado: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2014.

ORTIGÃO, M. I. R.; FRANCO, C.; CARVALHO, J. B. P. A distribuição social do currículo de matemática: quem tem acesso a tratamento da informação? Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 9. n. 2, p. 249 - 273, 2007.

SANTOS, C. Espacialidades Geográficas na Escola Básica. P@rtes. Dezembro de 2009. Disponível em: <http://partes.com.br/educacao/espacialidadesgeograficas.asp> Acesso em: 28/01/2015.

SMOLE, K. C. S.; DINIZ, Maria Ignez (Orgs.). Ler, escrever e resolver problemas:

SOARES, M.B. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, 25, 5-17, 2003.

SOARES, M.B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Publicado
2016-12-28
Como Citar
ORTIGÃO, M. I. R.; OLIVEIRA, P. R. G. DE. Habilidades matemáticas de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma leitura dos dados do Projeto GERES. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dez. 2016.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)