Habilidades matemáticas de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma leitura dos dados do Projeto GERES

  • Maria Isabel Ramalho Ortigão Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Priscilla Rohr Garcez de Oliveira Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Abstract

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que buscou refletir sobre o processo de alfabetização em matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da análise dos dados de uma pesquisa longitudinal de painel, ocorrida entre 2005 e 2008, que envolveu cerca de 300 escolas em cinco cidades brasileiras e mais de 20 mil estudantes. Foram analisados o conteúdo dos itens de matemática, submetidos aos estudantes em mais de uma onda de aplicação do Projeto, os percentuais de acertos nestes itens e as médias em matemática. Os resultados evidenciaram crescimento nas médias em todas as redes e escolas. Contudo, percebe-se um crescimento menos acentuado em escolas municipais a partir da terceira onda. A análise dos itens comuns revelou queda no percentual de acerto a partir do momento em que os próprios estudantes precisam realizar a leitura dos enunciados e decidir sobre o que devem fazer.

Author Biographies

Maria Isabel Ramalho Ortigão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Professora da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - UERJ / FEBF. Departamento de Formação de Professores. Professora do PPG em Educação (ProPED / UERJ - Conceito 7 na CAPES) e do PPG (Mestrado Acadêmico) em Educação, Cultura e Comunicação (FEBF/UERJ - Conceito 3 na CAPES). Coordenadora do GT Avaliação e Educação Matemática da SBEM (GT8) e voce-coordenadora do GT Educação Matemática da ANPEd (GT19).
Priscilla Rohr Garcez de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Mestre em Educação (UERJ, 2010). Professora alfabetizadora da Rede Municial de Educação do Rio de Janeiro.

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Published
2016-12-28
How to Cite
ORTIGÃO, M. I. R.; OLIVEIRA, P. R. G. DE. Habilidades matemáticas de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma leitura dos dados do Projeto GERES. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 Dec. 2016.
Section
Artigos (fluxo contínuo)