A autoria docente em currículos de matemática desinvisibilizados: práticas de extensão e pesquisa

Palavras-chave: Autoria docente, Currículos pensadospraticados, Festival de vídeos, Educação de Jovens e Adultos, EJA

Resumo

Neste texto, apresentamos duas maneiras como temos mobilizado a orientação teórico-metodológica desenvolvida a partir da Sociologia das Ausências e das Emergências no sentido de desinvisibilizar, tornar públicos, currículos de matemática pensadospraticados por docentes da Educação Básica, reconhecendo e fortalecendo a autoria docente. A primeira prática descrita, vinculada à pesquisa, consiste na busca, identificação e mapeamento de práticas emancipatórias de ensino de matemática em festivais de vídeos digitais. A segunda, desenvolvida como projeto de pesquisa-extensão, consiste em nosso esforço em identificar e mapear, constituindo um panorama, de currículos de matemática pensadospraticados por docentes que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em diferentes contextos e territórios brasileiros.

 

Biografia do Autor

Julio César Augusto do Valle, USP

Professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

E-mail: julio.valle@ime.usp.br . Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7971-0405 .

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Publicado
2022-12-20
Como Citar
VALLE, J. C. A. DO. A autoria docente em currículos de matemática desinvisibilizados: práticas de extensão e pesquisa. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 40, p. 1-20, 20 dez. 2022.
Seção
Currículo e Educação Matemática: perspectivas atuais