A autoria docente em currículos de matemática desinvisibilizados: práticas de extensão e pesquisa

Resumen

Neste texto, apresentamos duas maneiras como temos mobilizado a orientação teórico-metodológica desenvolvida a partir da Sociologia das Ausências e das Emergências no sentido de desinvisibilizar, tornar públicos, currículos de matemática pensadospraticados por docentes da Educação Básica, reconhecendo e fortalecendo a autoria docente. A primeira prática descrita, vinculada à pesquisa, consiste na busca, identificação e mapeamento de práticas emancipatórias de ensino de matemática em festivais de vídeos digitais. A segunda, desenvolvida como projeto de pesquisa-extensão, consiste em nosso esforço em identificar e mapear, constituindo um panorama, de currículos de matemática pensadospraticados por docentes que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em diferentes contextos e territórios brasileiros.

 

Biografía del autor/a

Julio César Augusto do Valle, USP

Professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

E-mail: julio.valle@ime.usp.br . Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7971-0405 .

Citas

ALVES, N.; MACEDO, E.; MANHÃES, L. C.; OLIVEIRA, I. B. Criar currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2002.

BARRETO, E S. (coord.). As propostas curriculares oficiais. Análise das propostas curriculares dos estados e de alguns municípios das capitais para o ensino fundamental. Coleção Textos FCC, n. 10. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1995.

CERMAK, A. I.; VALLE, J. C. A. Práticas emancipatórias de ensino de matemática em festivais de vídeos digitais: abordagens, contextos e significados. IN: XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM), Anais do XIV ENEM, p. 1-10, 2022.

MATTAR, S. Cartografia e autoria docente: a imaginação criadora nos processos de

planejamento e de ensino. Relatório de produção acadêmica. Disponível em: http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/biblioteca/acervo/producao-academica/002913425.pdf Acesso em: 10 de Junho de 2021.

OLIVEIRA, I. B. Contribuições de Boaventura de Sousa Santos para a reflexão curricular: princípios emancipatórios e currículos pensados praticados. Revista e-curriculum, v.8 n.2, 2012, p. 1-22.

PALANCH, W. B. Mapeamento de pesquisas sobre currículos de Matemática na Educação Básica brasileira (1987 a 2012). 2016. 283 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

PIRES, C. M. C.; SILVA, M. A. Desenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafios. Quadrante, XX (2), p. 57-81, 2011.

POMPEU, C. C.; VALLE, J. C. A.; SANTOS, P. R. Uma experiência de formação continuada com professores/as que ensinam matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). IN: V CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (CNFP), Anais do V CNFP, p. 1-12, 2021.

Vivências e experiências matemáticas na Educação de Jovens, Adultos e Idosos: formação de professores/as e autoria docente. IN: XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM), Anais do XIV ENEM, p. 1-10, 2022.

PONTE, J. P. Investigar a nossa própria prática. IN: GTI (Org.) Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002, p. 3-28.

REIS, G. R. F. S.; CAMPOS, M. S. N. Conversas de professoras, currículos pensadospraticados e justiça cognitiva: por uma políticaprática de formação docente emancipatória. 37º Reunião Nacional da ANPED, Anais, p. 1-18, 2015.

SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995.

A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2002.

SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

SILVA, W. H. M.; NEVES, L. X.; BORBA, M. C.. Elaboração de uma taxonomia para vídeos produzidos por estudantes de ensino básico. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS (CIET), Anais do CIET, p. 1-7, 2018.

VALLE, J. C. A. Inversão do vetor nas políticas curriculares: o Movimento de Reorientação Curricular de Freire em São Paulo (1989-1992). 2019. 326f. Tese de Doutorado – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2019.

VALLE, J. C. A. O que a política curricular de Freire nos ensina a pensar sobre o currículo de matemática? In: ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14, Anais do XIV EPEM, São Paulo, 2020, p. 1-12.

VALLE, J. C. A. A autoria docente em processos de elaboração curricular de matemática: perspectivas para a pesquisa. Educação Matemática em Revista (EMR), v. 01, n. 22, 2021, p. 89-96.

VALLE, J. C. A.; SANTOS, V. M. Inverter o vetor do currículo: o Movimento de Reorientação Curricular de Freire em debate. Revista e-Curriculum, 16, 4, p. 1207-1233, 2018.

Publicado
2022-12-20
Cómo citar
VALLE, J. C. A. DO. A autoria docente em currículos de matemática desinvisibilizados: práticas de extensão e pesquisa. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 40, p. 1-20, 20 dic. 2022.
Sección
Currículo e Educação Matemática: perspectivas atuais