A autoria docente em currículos de matemática desinvisibilizados: práticas de extensão e pesquisa

Keywords: Teacher authorship, Thoughtpracticed curriculum, Video Festival, Youth and Adult Education, EJA

Abstract

In this text, we present two ways in which we have mobilized the theoretical-methodological orientation developed from the Sociology of Absences and Emergencies in order to de-invisibilize, make public, math curriculum thoughtpracticed by Basic Education teachers, recognizing and strengthening teacher authorship. The first described practice, linked to the research, consists of the search, identification and mapping of emancipatory practices of mathematics teaching in digital video festivals. The second, developed as a research-extension project, consists of our effort to identify and map, constituting a panorama, of mathematics curriculum thoughtpracticed by teachers who work in Youth and Adult Education in different Brazilian contexts and territories.

Author Biography

Julio César Augusto do Valle, USP

Professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

E-mail: julio.valle@ime.usp.br . Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7971-0405 .

References

ALVES, N.; MACEDO, E.; MANHÃES, L. C.; OLIVEIRA, I. B. Criar currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2002.

BARRETO, E S. (coord.). As propostas curriculares oficiais. Análise das propostas curriculares dos estados e de alguns municípios das capitais para o ensino fundamental. Coleção Textos FCC, n. 10. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1995.

CERMAK, A. I.; VALLE, J. C. A. Práticas emancipatórias de ensino de matemática em festivais de vídeos digitais: abordagens, contextos e significados. IN: XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM), Anais do XIV ENEM, p. 1-10, 2022.

MATTAR, S. Cartografia e autoria docente: a imaginação criadora nos processos de

planejamento e de ensino. Relatório de produção acadêmica. Disponível em: http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/biblioteca/acervo/producao-academica/002913425.pdf Acesso em: 10 de Junho de 2021.

OLIVEIRA, I. B. Contribuições de Boaventura de Sousa Santos para a reflexão curricular: princípios emancipatórios e currículos pensados praticados. Revista e-curriculum, v.8 n.2, 2012, p. 1-22.

PALANCH, W. B. Mapeamento de pesquisas sobre currículos de Matemática na Educação Básica brasileira (1987 a 2012). 2016. 283 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

PIRES, C. M. C.; SILVA, M. A. Desenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafios. Quadrante, XX (2), p. 57-81, 2011.

POMPEU, C. C.; VALLE, J. C. A.; SANTOS, P. R. Uma experiência de formação continuada com professores/as que ensinam matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). IN: V CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (CNFP), Anais do V CNFP, p. 1-12, 2021.

Vivências e experiências matemáticas na Educação de Jovens, Adultos e Idosos: formação de professores/as e autoria docente. IN: XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM), Anais do XIV ENEM, p. 1-10, 2022.

PONTE, J. P. Investigar a nossa própria prática. IN: GTI (Org.) Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002, p. 3-28.

REIS, G. R. F. S.; CAMPOS, M. S. N. Conversas de professoras, currículos pensadospraticados e justiça cognitiva: por uma políticaprática de formação docente emancipatória. 37º Reunião Nacional da ANPED, Anais, p. 1-18, 2015.

SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995.

A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2002.

SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

SILVA, W. H. M.; NEVES, L. X.; BORBA, M. C.. Elaboração de uma taxonomia para vídeos produzidos por estudantes de ensino básico. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS (CIET), Anais do CIET, p. 1-7, 2018.

VALLE, J. C. A. Inversão do vetor nas políticas curriculares: o Movimento de Reorientação Curricular de Freire em São Paulo (1989-1992). 2019. 326f. Tese de Doutorado – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2019.

VALLE, J. C. A. O que a política curricular de Freire nos ensina a pensar sobre o currículo de matemática? In: ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14, Anais do XIV EPEM, São Paulo, 2020, p. 1-12.

VALLE, J. C. A. A autoria docente em processos de elaboração curricular de matemática: perspectivas para a pesquisa. Educação Matemática em Revista (EMR), v. 01, n. 22, 2021, p. 89-96.

VALLE, J. C. A.; SANTOS, V. M. Inverter o vetor do currículo: o Movimento de Reorientação Curricular de Freire em debate. Revista e-Curriculum, 16, 4, p. 1207-1233, 2018.

Published
2022-12-20
How to Cite
VALLE, J. C. A. DO. A autoria docente em currículos de matemática desinvisibilizados: práticas de extensão e pesquisa. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 40, p. 1-20, 20 Dec. 2022.
Section
Currículo e Educação Matemática: perspectivas atuais