Do conteúdo à temática da Educação Financeira: uma análise de indicadores do conhecimento da população e da proposta curricular brasileira

Palavras-chave: Educação Financeira, Matemática Financeira, Currículos, Formação Cidadã

Resumo

A temática curricular da Educação Financeira passou a ser exigida com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fixando conteúdos a serem contemplados na formação do estudante da Educação Básica, em especial, no Ensino Médio. Esta pesquisa parte do seguinte problema: De que modo, a temática da Educação Financeira tem sido contemplada nos indicadores de conhecimento da população e na proposta curricular brasileira? Elenca como objetivos apresentar indicadores quanto ao conhecimento da população com os conceitos da educação financeira e analisar o conceito de Educação Financeira nos documentos curriculares. Adota como procedimentos metodológicos a análise documental aliada à análise de conteúdo, tendo como fonte os relatórios do Banco Central do Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) e a BNCC. Dentre os principais resultados e discussão, destaca que as orientações didáticas quanto ao ensino da temática educação financeira se distanciam de uma proposta que vise mudança de comportamento da sociedade que deveriam estar alicerçados nos conhecimentos da Matemática aplicados à uma Educação Financeira.

Biografia do Autor

Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela UEL. Professora pelo Departamento de Ciências da Educação (DECED) na Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ariquemes. 

Elihebert Saraiva, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2012), especialização em Docência do Ensino Superior pela FACIMED (2014), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2016). Professor da Fundação Universidade Federal de Rondônia lotado no DINTEC/Campus de Ariquemes.

Odair José Teixeira da Fonseca, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Possui graduação em Ciências Naturais e Matemática - hab. Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013). Mestrado em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Campinas (2017). Atualmente é professor Assistente 1 do Departamento Interdisciplinar de Tecnologia e Ciências, na Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes. Tem experiência na área de Matemática.

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Publicado
2023-04-25
Como Citar
PRAIS, J. L. DE S.; SARAIVA, E.; FONSECA, O. J. T. DA. Do conteúdo à temática da Educação Financeira: uma análise de indicadores do conhecimento da população e da proposta curricular brasileira. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 41, p. 1-16, 25 abr. 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)