Livros Didáticos do PNLD e a BNCC: Análise da Organização do Ensino de Equações de 2º Grau

Palavras-chave: Anos Finais do Ensino Fundamental, Educação Matemática, Ensino de Matemática, Pesquisa Bibliográfica

Resumo

Este artigo objetivou analisar a organização do ensino de Equações de 2º grau no 9º ano em livros didáticos. Para isso, recorreu-se a uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico em que o corpus de investigação constituiu-se das obras aprovadas no Plano Nacional do Livro Didático para o atual quadriênio (2020 - 2023) e que deveria ter como base a BNCC (2018). O corpus da investigação é constituído dos 11 livros didáticos. A categorização e análise dos dados baseou-se em três eixos: Abordagem introdutiva do estudo de Equações de 2º grau; Sequência evolutiva do estudo de Equações de 2º grau; Apresentação das atividades de aprendizagem de Equações de 2º grau. Como resultados, houve mudanças significativas quanto à introdução do conteúdo por meio de situações-problema e de contexto extra-matemático. Entretanto, constatou-se uma estagnação referente à estruturação dos tópicos e características dos exercícios, com similaridade ao período do Movimento Matemática Moderna.

Biografia do Autor

Fernando Francisco Pereira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutorando em Educação para Ciência e a Matemática - Universidade Estadual de Maringá (UEM). E-mail: fermatpereira@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2082-5416.

Iara Souza Doneze, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutoranda em Educação para Ciência e a Matemática - Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestre em Ensino de Matemática - PPGMAT - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Londrina/Cornélio Procópio. Licenciada em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Cornélio Procópio.

E-mail: iaradoneze@gmail.com.ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2766-5072.

Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Licenciado em Matemática (2005), mestre (2008) e doutor (2012) pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Bauru-SP. Professor Associado nível B do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM da UEM. Líder do Grupo de Estudos em Resolução de Problemas na Educação Matemática (GERPEM).

E-mail: mcproenca@uem.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6496-4912.

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Publicado
2023-04-27
Como Citar
PEREIRA, F. F.; DONEZE, I. S.; PROENÇA, M. C. DE. Livros Didáticos do PNLD e a BNCC: Análise da Organização do Ensino de Equações de 2º Grau. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 41, p. 1-20, 27 abr. 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)