Livros Didáticos do PNLD e a BNCC: Análise da Organização do Ensino de Equações de 2º Grau
Resumo
Este artigo objetivou analisar a organização do ensino de Equações de 2º grau no 9º ano em livros didáticos. Para isso, recorreu-se a uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico em que o corpus de investigação constituiu-se das obras aprovadas no Plano Nacional do Livro Didático para o atual quadriênio (2020 - 2023) e que deveria ter como base a BNCC (2018). O corpus da investigação é constituído dos 11 livros didáticos. A categorização e análise dos dados baseou-se em três eixos: Abordagem introdutiva do estudo de Equações de 2º grau; Sequência evolutiva do estudo de Equações de 2º grau; Apresentação das atividades de aprendizagem de Equações de 2º grau. Como resultados, houve mudanças significativas quanto à introdução do conteúdo por meio de situações-problema e de contexto extra-matemático. Entretanto, constatou-se uma estagnação referente à estruturação dos tópicos e características dos exercícios, com similaridade ao período do Movimento Matemática Moderna.
Referências
ANJOS FILHO, Orencio Capestrano dos. Propostas de aulas na educação básica de alguns conceitos matemáticos visando seu contexto histórico e aplicações nos dias atuais. 2017. 119 f Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2995. Acesso em: 01 mai. 2022.
AVERBUCH, Anna; GOTTLIEB, Franca; SANCHEZ, Lucilia Bechara; LIBERMAN, Manhúcia Perelberg. Curso moderno de matemática para o Ensino de 1º grau, 8ª série, 3ª edição, 8º v. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Apresentação da seção Em foco: História, produção e memória do livro didático. Educação e Pesquisa, set./dez. 2004, v.30, n.3, p.471-473. Doi: 10.1590/S1517-97022004000300007
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1998.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRITO, Ramon Gabriel Santos de; BRANCO, Maurício Neves; BRITO, Estela Márcia Santos de. Dificuldade de estudante em resolver equação quadrática no ensino médio: uma pesquisa quantitativa. Science and Knowledge in Focus, v. 2, n. 1, p. 05-17, 2019. Doi: 10.18468/sc.knowl.focus.2019v2n1. p.05-17
COSTA, Manuel do Santos; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Livro didático de matemática: Análise de professoras polivalentes em relação ao ensino de geometria. Vidya, v. 30, n. 2, p. 71-80, jul./dez., 2010. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/312 A. Acesso em: 15 abr. 2022.
DANTE, Luíz Roberto. Livro didático de matemática: uso ou abuso? Em aberto, v. 16, n. 69, 1996. Doi: 10.24109/2176-6673.emaberto.16i69.%25p
FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela; MIGUEL, Antonio. A contribuição para repensar... a educação algébrica elementar. Pro-Posições, v. 4, n. 1, p. 78-91, 1993. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644384. Acesso em: 25 abr. 2022.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GONÇALVES, Barbara Mussiato; PROENÇA, Marcelo Carlos de. Análise dos conhecimentos conceitual e procedimental de alunos do primeiro ano do Ensino Médio sobre equação do 2º grau. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 5, n. 2, p. 209-228, 2020. Doi: 10.34179/revisem.v5i2.12626
KUHN, Malcus Cassiano; LIMA, Eveline de. Álgebra nos Anos Finais do Ensino Fundamental: reflexões a partir dos PCN e da BNCC para construção do pensamento algébrico significativo. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 3, p. 1-23, 2021. Doi: 10.26843/rencima.v12n3a10
LINS, Rômulo Campos; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997.
MIGUEL, Antonio; FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela. Álgebra ou geometria: para onde pende o pêndulo? Pro-Posições, v. 3, n. 1, p. 39-54, 1992. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644424. Acesso em: 25 abr. 2022.
PONTE, João Pedro; BRANCO, Neusa; MATOS, Ana. Álgebra no ensino básico. Lisboa: DGIDC, 2009.
PROENÇA, Marcelo Carlos de. Resolução de Problemas: uma proposta de organização do ensino para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 1-14, 2021. Doi: 10.37001/remat25269062v17id359
PROENÇA, Marcelo Carlos de. Resolução de Problemas: encaminhamentos para o ensino e a aprendizagem de Matemática em sala de aula. Maringá: EdUEM, 2018.
ROMANATTO, Mauro Carlos. O livro didático: alcances e limites. In: VII ENCONTRO PAULISTA DE MATEMÁTICA, 7., 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo – USP. Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2022.
SANGIORGI, Osvaldo. Matemática: curso moderno para os ginásios. v. 4. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967.
SANTOS, José Wilson; SILVA, Marcio Antonio da. Relações de poder na idealização de livros didáticos de matemática. Práxis Educativa, v.14, n.1, p.250-272, jan./abr. 2019. Doi: 10.5212/PraxEduc.V14n1.014
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24a ed. São Paulo: Cortez, 2017.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Osvaldo Sangiorgi: um professor moderno. São Paulo: Annablume, 2008.
Copyright (c) 2023 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.