Livros Didáticos do PNLD e a BNCC: Análise da Organização do Ensino de Equações de 2º Grau

Keywords: Final Years of Elementary School, Mathematics Education, Teaching Mathematics, Bibliographic research

Abstract

This paper aimed to analyze the organization of teaching 2nd degree Equations in textbooks of the 9th grade. For this, an exploratory bibliographic research was used in which the research corpus consisted of the works approved in the National Textbook Plan for the current four-year period (2020 - 2023) and which should be based on the BNCC (2018). The research corpus consists of 11 textbooks. The categorization and analysis of data was based on three axes: Introductory approach to the study of 2nd degree Equations; Evolutionary sequence of the study of 2nd degree Equations; Presentation of 2nd degree Equations learning activities. As a result, there were significant changes regarding the introduction of content through problem situations and extra-mathematical context. However, there was a stagnation regarding the structuring of topics and characteristics of the exercises, similar to the period of the Modern Mathematics Movement.

Author Biographies

Fernando Francisco Pereira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutorando em Educação para Ciência e a Matemática - Universidade Estadual de Maringá (UEM). E-mail: fermatpereira@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2082-5416.

Iara Souza Doneze, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutoranda em Educação para Ciência e a Matemática - Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestre em Ensino de Matemática - PPGMAT - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Londrina/Cornélio Procópio. Licenciada em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Cornélio Procópio.

E-mail: iaradoneze@gmail.com.ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2766-5072.

Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Licenciado em Matemática (2005), mestre (2008) e doutor (2012) pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Bauru-SP. Professor Associado nível B do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM da UEM. Líder do Grupo de Estudos em Resolução de Problemas na Educação Matemática (GERPEM).

E-mail: mcproenca@uem.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6496-4912.

References

ANJOS FILHO, Orencio Capestrano dos. Propostas de aulas na educação básica de alguns conceitos matemáticos visando seu contexto histórico e aplicações nos dias atuais. 2017. 119 f Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2995. Acesso em: 01 mai. 2022.

AVERBUCH, Anna; GOTTLIEB, Franca; SANCHEZ, Lucilia Bechara; LIBERMAN, Manhúcia Perelberg. Curso moderno de matemática para o Ensino de 1º grau, 8ª série, 3ª edição, 8º v. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Apresentação da seção Em foco: História, produção e memória do livro didático. Educação e Pesquisa, set./dez. 2004, v.30, n.3, p.471-473. Doi: 10.1590/S1517-97022004000300007

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRITO, Ramon Gabriel Santos de; BRANCO, Maurício Neves; BRITO, Estela Márcia Santos de. Dificuldade de estudante em resolver equação quadrática no ensino médio: uma pesquisa quantitativa. Science and Knowledge in Focus, v. 2, n. 1, p. 05-17, 2019. Doi: 10.18468/sc.knowl.focus.2019v2n1. p.05-17

COSTA, Manuel do Santos; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Livro didático de matemática: Análise de professoras polivalentes em relação ao ensino de geometria. Vidya, v. 30, n. 2, p. 71-80, jul./dez., 2010. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/312 A. Acesso em: 15 abr. 2022.

DANTE, Luíz Roberto. Livro didático de matemática: uso ou abuso? Em aberto, v. 16, n. 69, 1996. Doi: 10.24109/2176-6673.emaberto.16i69.%25p

FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela; MIGUEL, Antonio. A contribuição para repensar... a educação algébrica elementar. Pro-Posições, v. 4, n. 1, p. 78-91, 1993. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644384. Acesso em: 25 abr. 2022.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONÇALVES, Barbara Mussiato; PROENÇA, Marcelo Carlos de. Análise dos conhecimentos conceitual e procedimental de alunos do primeiro ano do Ensino Médio sobre equação do 2º grau. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 5, n. 2, p. 209-228, 2020. Doi: 10.34179/revisem.v5i2.12626

KUHN, Malcus Cassiano; LIMA, Eveline de. Álgebra nos Anos Finais do Ensino Fundamental: reflexões a partir dos PCN e da BNCC para construção do pensamento algébrico significativo. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 3, p. 1-23, 2021. Doi: 10.26843/rencima.v12n3a10

LINS, Rômulo Campos; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997.

MIGUEL, Antonio; FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela. Álgebra ou geometria: para onde pende o pêndulo? Pro-Posições, v. 3, n. 1, p. 39-54, 1992. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644424. Acesso em: 25 abr. 2022.

PONTE, João Pedro; BRANCO, Neusa; MATOS, Ana. Álgebra no ensino básico. Lisboa: DGIDC, 2009.

PROENÇA, Marcelo Carlos de. Resolução de Problemas: uma proposta de organização do ensino para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 1-14, 2021. Doi: 10.37001/remat25269062v17id359

PROENÇA, Marcelo Carlos de. Resolução de Problemas: encaminhamentos para o ensino e a aprendizagem de Matemática em sala de aula. Maringá: EdUEM, 2018.

ROMANATTO, Mauro Carlos. O livro didático: alcances e limites. In: VII ENCONTRO PAULISTA DE MATEMÁTICA, 7., 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo – USP. Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2022.

SANGIORGI, Osvaldo. Matemática: curso moderno para os ginásios. v. 4. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967.

SANTOS, José Wilson; SILVA, Marcio Antonio da. Relações de poder na idealização de livros didáticos de matemática. Práxis Educativa, v.14, n.1, p.250-272, jan./abr. 2019. Doi: 10.5212/PraxEduc.V14n1.014

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24a ed. São Paulo: Cortez, 2017.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Osvaldo Sangiorgi: um professor moderno. São Paulo: Annablume, 2008.

Published
2023-04-27
How to Cite
PEREIRA, F. F.; DONEZE, I. S.; PROENÇA, M. C. DE. Livros Didáticos do PNLD e a BNCC: Análise da Organização do Ensino de Equações de 2º Grau. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 41, p. 1-20, 27 Apr. 2023.