Uma Abordagem com o Tema Criptografia no Currículo de Matemática

Palavras-chave: Currículo de Matemática, Criptografia, Matrizes, Planilhas Eletrônicas do Excel, Temáticas

Resumo

Este trabalho apresenta o tema criptografia para o desenvolvimento do conteúdo de matrizes, do Ensino Médio, pois a abordagem dessa temática no Currículo de Matemática pode promover o ensino dos conteúdos de forma contextualizada, por meio de diferentes metodologias de ensino e recursos. Deste modo, tem-se como objetivo apresentar as potencialidades do tema Criptografia aliado ao conteúdo matrizes quando se desenvolve uma sequência didática voltada para estudantes do Ensino Médio, explorando as planilhas eletrônicas do Excel. A pesquisa teve uma abordagem metodológica qualitativa, que buscou descrever e interpretar a aplicação do experimento realizado. Este estudo permitiu concluir que a sequência didática pode contribuir para o entendimento, aprofundamento e/ou revisão do conteúdo de matrizes, conhecer a história e aplicações da temática, bem como ter a oportunidade de aprender os comandos das planilhas eletrônicas do Excel, que foi um recurso auxiliar para os cálculos matemáticos.

Biografia do Autor

Bárbara Elisa Kranz, Universidade Luterana do Brasil

Universidade Luterana do Brasil. E-mail: barbaraelisa13@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5686-0005.

Sra Clarissa de Assis olgin, Universidade Luterana do Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, na Universidade Luterana do Brasil. E-mail: clarissa_olgin@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5560-9276.

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Publicado
2022-12-20
Como Citar
KRANZ, B. E.; OLGIN, C. DE A. Uma Abordagem com o Tema Criptografia no Currículo de Matemática . Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 40, p. 1-20, 20 dez. 2022.
Seção
Currículo e Educação Matemática: perspectivas atuais