Formação de Professores na Pedagogia e os Debates sobre Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática
Resumo
Esse artigo teve como objetivo discutir sobre as possibilidades e desafios do uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática, na visão de docentes formadores e futuros professores. Para tanto, realizamos entrevistas com os docentes formadores e aplicamos questionários a estudantes de Pedagogia de universidades federais mineiras. Os resultados apontaram que docentes e discentes conhecem diferentes recursos tecnológicos com potencial para serem utilizados no ensino de Matemática. Contudo, os dados indicam que não há clareza sobre como integrá-los à prática pedagógica. Quanto aos desafios, os participantes citaram problemas relativos à infraestrutura, à formação de professores, à dispersão dos estudantes ao utilizarem tecnologias digitais, à resistência das escolas e à falta de acesso. Concluímos que ainda é necessário investimentos dos cursos de Pedagogia, de modo a garantir aos futuros professores o desenvolvimento de uma postura crítica frente às tecnologias digitais e instrumentaliza-los em relação ao ensino de Matemática com tecnologias.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Tecnologias na Educação: dos caminhos trilhados aos atuais desafios. Bolema, Rio Claro, Ano 21, nº 29, p.99-129, 2008.
CASTRO, Samira Bahia e. Entrelaçamentos entre a Formação Docente para o Ensino de Matemática e o Uso das Tecnologias Digitais nos Cursos de Pedagogia. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2020.
GOLDENBERG, Mirian. A Arte de Pesquisar. 14ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2015
GRYMUZA, Alissá Mariane Garcia; RÊGO, Rogéria Gaudêncio do. Teoria da Atividade: uma possibilidade no Ensino de Matemática. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 23, n. 2, p. 117-138, jul.-dez. 2014.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
LEONTIEV, Alexis. O Desenvolvimento do Psiquismo. [tradutor Rubens Eduardo Frias], 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2004.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3ª ed. São Paulo: Editora 34, 2010a.
LÉVY, Pierre. Tecnologias de Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2010b.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13ª ed, São Paulo: Cortez, 2011.
MACHADO, Nílson José. Ensino de Matemática: das concepções às ações docentes. In: ARANTES, Valéria Amorim (Org.). Ensino de Matemática: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2014.
MASETTO, Marcos Tarciso. Mediação Pedagógica e Tecnologias de Informação e Comunicação. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2013.
MORAN, José Manuel. Ensino e Aprendizagem Inovadores com Apoio de Tecnologias. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2013.
NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
OLIVEIRA, Carloney Alves de. Entre Processos Formativos e Interativos: o whatsapp como espaço significativo na orientação e formação. In: PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo; CHAGAS, Alexandre (Org.). Whatsapp e Educação: entre mensagens, imagens e sons. Bahia: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2017.
PISCHETOLA, Magda. Inclusão Digital e Educação: A nova cultura da sala de aula. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2016.
RIBEIRO, Andréa Lourdes. Jogos Online no Ensino-Aprendizagem da Leitura e da Escrita. In: COSCARELLI, Carla Viana (Org.). Tecnologias para Aprender. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
VASCONCELOS, Carlos Alberto de; OLIVEIRA, Eliane Vasconcelos. TIC no Ensino e na Formação de Professores: reflexões a partir da prática docente. Revista Brasileira de Ensino Superior. Passo Fundo, v. 3, n. 1, p. 112-132, ago. 2017. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/
VIEIRA PINTO, Álvaro. O Conceito de Tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
ZACHARIAS, Valéria Ribeiro de Castro. Letramento Digital: desafios e possibilidades para o ensino. In: COSCARELLI, Carla Viana (Org.). Tecnologias para Aprender. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
Copyright (c) 2023 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.