Formação de Professores na Pedagogia e os Debates sobre Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática

Palavras-chave: Educação Matemática., Prática Pedagógica., Tecnologias na Educação Matemática, Licenciatura

Resumo

Esse artigo teve como objetivo discutir sobre as possibilidades e desafios do uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática, na visão de docentes formadores e futuros professores. Para tanto, realizamos entrevistas com os docentes formadores e aplicamos questionários a estudantes de Pedagogia de universidades federais mineiras. Os resultados apontaram que docentes e discentes conhecem diferentes recursos tecnológicos com potencial para serem utilizados no ensino de Matemática. Contudo, os dados indicam que não há clareza sobre como integrá-los à prática pedagógica. Quanto aos desafios, os participantes citaram problemas relativos à infraestrutura, à formação de professores, à dispersão dos estudantes ao utilizarem tecnologias digitais, à resistência das escolas e à falta de acesso. Concluímos que ainda é necessário investimentos dos cursos de Pedagogia, de modo a garantir aos futuros professores o desenvolvimento de uma postura crítica frente às tecnologias digitais e instrumentaliza-los em relação ao ensino de Matemática com tecnologias.

Biografia do Autor

Samira Bahia e Castro, Rede pública municipal

Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFV. Professora Pesquisadora do Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação (GATE) da UFV.

E-mail: samirabahia@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2677-2888.

Silvana Claudia dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UNESP - Rio Claro, SP. Docente do Departamento de Educação e dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE) e em Educação em Ciências e Matemática (MPECM) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Coordenadora do Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação (GATE) da UFV e membra associada do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM).

E-mail: silvana.santos@ufv.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5727-9191.

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Publicado
2023-04-28
Como Citar
CASTRO, S. B. E; SANTOS, S. C. DOS. Formação de Professores na Pedagogia e os Debates sobre Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática . Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 41, p. 1-21, 28 abr. 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)