Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Contexto Remoto: um olhar para os processos de objetivação em tarefas de generalização
Resumo
Este artigo trata-se do recorte de pesquisa de mestrado, de natureza qualitativa, que teve como objetivo, identificar indícios dos processos de objetivação para o ensino da álgebra nos anos iniciais, vivenciados por docentes no contexto remoto de uma formação continuada ancorada na Teoria da Objetivação. Para isso, foram realizadas observações acerca do engajamento de professoras dos anos iniciais, participantes de um pequeno grupo da formação. As vídeochamadas foram gravadas e a análise teve como ponto de partida a seleção dos episódios relevantes, a respeito dos processos de objetivação das professoras, ao levantarem hipóteses de respostas dos alunos à tarefa envolvendo a generalização de padrões em sequências. Constatou-se que as professoras foram capazes de objetivar as noções de generalização algébrica e generalização aritmética, contudo, não materializam o pensamento algébrico propriamente dito.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
FIORENTINI, D; MIORIM, Mª. ; MIGUEL, A. Contribuições para um repensar: a educação algébrica elementar. Pro-posições, v. 4, n. 1, p. 78 - 91, mar. 1993.
GOMES, L. P. da S. Introdução à álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da Teoria da Objetivação. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
KAPUT, J. What Is Algebra? What Is Algebraic Reasoning? In J. Kaput, D. Carraher, & M. Blanton (Eds.), Algebra in the Early Grades. (p. 5-17). New York: Lawrence Erlbaum Associates. 2008.
MORETTI, Vanessa Dias; PANOSSIAN, Maria Lúcia; MOURA, Manoel Orisvaldo de. Educação, educação matemática e teoria cultural da objetivação: uma conversa com Luis Radford. Educ. Pesqui. v. 41, n.1, p. 243-260, 2015.
RADFORD, L. Iconicity and Contraction: A Semiotic Investigation of Forms of Algebraic Generalizations of Patterns In Different Contexts. ZDM – The International Journal on Mathematics Education. v.40. p. 83–96, 2008a.
RADFORD, L. ‘‘No! He starts walking backwards!’’: interpreting motion graphs and the question of space, place and distance. ZDM – The International Journal on Mathematics Education, DOI 10.1007/s11858-009-0173-9. 2009..
RADFORD, L. Saber, aprendizaje y subjetivación en la Teoría de la Objetivación. In: Iran Abreu Mendes (Ed.), Anais do 5o Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática – 5º SIPEMAT, Belém, Brazil, p. 1- 22 . 2018.
RADFORD. L. Un recorrido a través de la Teoría de la Objetivacion. In. GOBARA, Shirley Takeco; RADFORD. L. (Orgs). Teoria da objetivação: fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020a.
RADFORD, L. ¿Cómo sería una actividad de enseñanza-aprendizaje que busca ser emancipadora? La labor conjunta en la teoría de la objetivación. Revista Colombiana de Matemática Educativa, RECME, Número especial de la Teoría de la Objetivación. v. 5. n. 2. p. 15-31. 2020b
RADFORD, L. Curso de Teoria da Objetivação - Prof. Dr. Luis Radford. 2020c. (02h55m50s). Disponível em:
RADFORD, L. El aprendizaje visto como saber y devenir: una mirada from la teoría de la objetivación. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 15, n. 36, p. 27-42, 2020d.
RADFORD, L. O ensino-aprendizagem da álgebra na teoria da objetivação. In Moretti & L. Radford (Eds.). Pensamento algébrico nos anos iniciais: Diálogos e complementaridades entre a teoria da objetivação e a teoria histórico-cultural. Livraria da Física, p. 171-195, 2021a.
RADFORD, L. Teoria da objetivação: uma perspectiva Vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2021b.
VALE, I. As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos. Interações, Viana do Castelo, Portugal, n. 20, p. 181-207. 2012.
VERGEL. R. Generalización de patrones y formas de pensamiento algebraico temprano. PNA, v. 9. n. 3. p. 193-215. 2015.
Copyright (c) 2023 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.