Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Contexto Remoto: um olhar para os processos de objetivação em tarefas de generalização

Palavras-chave: Ensino de álgebra. Formação continuada de professores no contexto remoto. Anos iniciais. Processo de Objetivação. Teoria da Objetivação.

Resumo

Este artigo trata-se do recorte de pesquisa de mestrado, de natureza qualitativa, que teve como objetivo, identificar indícios dos processos de objetivação para o ensino da álgebra nos anos iniciais, vivenciados por docentes no contexto remoto de uma formação continuada ancorada na Teoria da Objetivação. Para isso, foram realizadas observações acerca do engajamento de professoras dos anos iniciais, participantes de um pequeno grupo da formação. As vídeochamadas foram gravadas e a análise teve como ponto de partida a seleção dos episódios relevantes, a respeito dos processos de objetivação das professoras, ao levantarem hipóteses de respostas dos alunos à tarefa envolvendo a generalização de padrões em sequências. Constatou-se que as professoras foram capazes de objetivar as noções de generalização algébrica e generalização aritmética, contudo, não materializam o pensamento algébrico propriamente dito.

Biografia do Autor

Zaine Hete Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Jadilson Ramos de Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Docente do Departamento de Educação (DEd) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica  (EDUMATEC), vinculado ao Centro de Educação da UFPE, e no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC), vinculado ao DEd da UFRPE. Doutor em Ensino das Ciências e Matemática pela UFRPE. Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE.

Juliana Martins, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Educação Matemática, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), mestra em Educação Matemática pela mesma instituição. Faz parte do Grupo de Pesquisa em História, Epistemologia e Didática da Álgebra (Al-Jabr) - UFRPE e do Grupo de Pesquisa em História da Matemática da UFTM (GPHMAT-UFTM). Atualmente é professora substituta no Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

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Publicado
2023-12-20
Como Citar
RIBEIRO DE OLIVEIRA, Z. H.; JADILSON RAMOS DE ALMEIDA; JULIANA MARTINS. Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Contexto Remoto: um olhar para os processos de objetivação em tarefas de generalização . Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 44, p. 1-17, 20 dez. 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)