Revisão de Literatura: O Conhecimento profissional docente na formação de professores que ensinam Matemática para o desenvolvimento curricular

Palavras-chave: Conhecimento Profissional, Formação de Professores, Matemática, Revisão de Literatura

Resumo

Em apreciação ao que a literatura tem apresentado sobre a formação inicial dos professores que ensinam Matemática, pode-se evidenciar sobre a necessidade de uma formação que possibilite ao futuro professor conhecimentos para além daqueles próprios da disciplina de Matemática, proporcionando uma formação mais sólida para a ação docente a ser desenvolvida em sala de aula (PATRONO e FERREIRA, 2021; MANDLER et al., 2017). O presente trabalho tem por objetivos analisar o que a literatura apresenta sobre o conhecimento profissional docente na formação dos professores, além de discutir e compreender quais conhecimentos mobilizados durante a formação inicial dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia são necessários para que decorra o desempenho eficiente do currículo de Matemática na Educação Básica. Conclui-se que investir na formação inicial de qualidade social é um fato primordial para um desenvolvimento curricular, proporcionando, assim, o desenvolvimento de conhecimento profissional docente aos licenciandos.

Biografia do Autor

Iolanda Márcia de Souza, Unimontes

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros -Unimontes e colaboradora do Projeto de pesquisa GPCEEM. Graduada em Pedagogia pela UNIMONTES-(2014), com Especialização em Psicopedagogia clínica e em Educação Inclusiva pelo Instituto Superior de Educação Verde Norte(2016); e Especialização em Educação à distância pela UNIMONTES(2019). Professora efetiva da Educação Básica na SEE-MG. Com experiência em docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação Infantil e Educação Especial. Atualmente atua como PEB - Regente de Turma na Escola Estadual Ruth Alves Proença desde 2014.
Já participou como bolsista do PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, uma parceria entre a CAPES e a UNIMONTES, também participou do Programa Residência Pedagógica, na modalidade Preceptor, da Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES.

Raíssa Caroline de Oliveira Soares, Unimontes

Mestranda em Educação Matemática- PPGE da UNIMONTES, no Grupo de Pesquisa Currículos em Educação Matemática (GPCEEM) - UFOP/ Unimontes. Especialista em Metodologias no Ensino da Matemática, Gestão, Supervisão e Direção escolar/FAMA, Educação Especial e Inclusiva/ FESL e Ensino de Matemática para o Ensino Médio/IFNMG. Graduada em Matemática/ UNIMONTES e Pedagogia pela Faculdade de Educação São Luiz. Ex bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência/ PIBID. Participou do subprojeto de ensino Geometria Dinâmica/PIBID/UNIMONTES que tem como objetivo despertar o interesse pelo ensino e aprendizagem da Geometria através de softwares matemáticos e outros métodos. Dentre os trabalhos apresentados em congressos destacam-se: 2 oficinas no INTERNATIONAL SCIENCE, MATHEMATICS & TECHNOLOGY EDUCATION CONFERENCE (ISMTEC 2013) em BANGKOK-THAILAND e 1 oficina no 3º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA/SIPEMAT-2012, FORTALEZA/CE

Francely Aparecida dos Santos, Unimontes

Sou DOUTORA EM EDUCAÇÃO: Formação de Professores, pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP-SP (2012), e possuo MESTRADO EM EDUCAÇÃO : Formação de Professores, pela UNIVERSIDADE DE UBERABA-UNIUBE (2003). Sou graduada em licenciatura plena em Pedagogia (1999), pela Universidade Estadual de Montes Claros/MG -UNIMONTES, e em Matemática (2000), pela Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Sou especialista em Psicopedagogia e em Teoria e Prática em Supervisão Educacional, ambas pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Sou do quadro docente e efetiva concursada da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS / MG -UNIMONTES. Estudiosa da área da Pedagogia Sistêmica.

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Publicado
2023-08-28
Como Citar
MÁRCIA DE SOUZA, I.; CAROLINE DE OLIVEIRA SOARES, R.; APARECIDA DOS SANTOS, F. Revisão de Literatura: O Conhecimento profissional docente na formação de professores que ensinam Matemática para o desenvolvimento curricular. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 43, p. 1-22, 28 ago. 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)